terça-feira, 30 de setembro de 2008
querelas QUASE sempre certas
NUNCA DUVIDE DE MACHADO
domingo, 28 de setembro de 2008
19. dura caminhada, pela vida afora
sábado, 27 de setembro de 2008
GONZO para maiores
quinta-feira, 25 de setembro de 2008
e quem quiser invente outro lugar...
O nosso périplo não poderia ter escolhido melhor lugar para fixar parada final ! Em "Vou-me embora para Pasárgada", o pernambucano Manuel Bandeira apresenta as inúmeras delícias de um oásis, - algo como o nosso espaço aqui - onde as mulheres mais belas do planeta estão dispostas a nos oferecer prazeres infinitos.
verdade verdadeira (para valéria martins)
sábado, 20 de setembro de 2008
UM CINEASTA CHAMADO DESEJO
Mas "Tudo sobre minha mãe" explicita e enfatiza questões como o perdão, os relacionamentos entre pais e filhos e, sobretudo, os dilemas do universo feminino diante de assuntos delicados como aids, drogas, religião e prostituição.
Sobre a trama, a protagonista Manuela (a deslumbrante Cecília Roth) presencia a morte do filho à saída de um espetáculo que encena "Um Bonde Chamado Desejo", de Tennessee Williams. Tempos depois, ela vai a Barcelona rever o pai do filho morto e o encontra transformado em um travesti. Lá, Manuela conhece uma freira portadora do HIV e engravidada (?) pelo travesti pai de seu filho. Diante de toda essa melancolia, Almodóvar consegue encontrar ternura, humor e esperança em um mundo onde os desejos, da mesma forma que na obra de Tennessee Williams, priorizam o sensível, o passional e o vingativo.
sexta-feira, 19 de setembro de 2008
quatro frases e telas em DALÍ
"Arte moderna é quando se resolve comprar um quadro para esconder uma parte da parede cuja pintura está descascando e, depois de examinar umas 50 obras, se chega à conclusão de que o melhor mesmo será deixar como está."
quarta-feira, 17 de setembro de 2008
FUTURO à prova de choque
segunda-feira, 15 de setembro de 2008
NAS GARRAS da tortura e da felicidade
Fui à cidade comprar outro sobretudo! Jantei na casa de Burroughs e à noite tive uma conversa fantástica com Ginsberg, que revelou como são profundamente similares nossas visões de vida[...]
Entretanto, sua visão de vida é infinitamente mais complexa que a minha, talvez mais madura; para ele, a vida em seu melhor é comédia: pessoas correndo de um lado para outro, todos procurando amar uns aos outros, mas sendo tão torturados e infelizes em relação a isso que às vezes é engraçado de ver.
Minha visão destaca a necessidade urgente de um mergulho interior produtivo enquanto todo esse amor acontece, ou seja, as pessoas têm de trabalhar e viver enquanto amam.
Por Jack Kerouac, escrito numa sexta-feira, 5 de dezembro de 1947.
LITERATURA EM METAMORFOSE
domingo, 14 de setembro de 2008
17. HIDE AND SEEK
O post número dezessete sobre vídeos musicais nos traz simplesmente o maior tenorista da atualidade! Com o sax tenor em punho, Joshua Redman encanta com os improvisos e os arranjos em "Hide and Seek", em imagens do Festival de Montreux. Seu estilo se apresenta tanto com influências do fusion criado nos anos 1980, quanto com traços do bebop, ao estilo do pai do movimento, Charlie Parker. A faixa está dividida em duas partes, e ambas nos deliciam em insuperável nível de excelência.
sábado, 13 de setembro de 2008
o som do texto
"Para mim, a escrita é uma operação musical: é a noção do ritmo, da eufonia. Não da eufonia no sentido das palavras bonitas, claro que não, mas da eufonia que sai de um desenho sintático (agora estamos falando do idioma) e que, ao ter eliminado tudo que era desnecessário, supérfluo, mostra a pura melodia."
Julio Cortázar (1914-1984)