quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

1840: OS BAILES DE CARNAVAL


"Foi o último baile
Do Brasil Imperial
Foi realizado
Na antiga Ilha Fiscal"
(Império Serrano 1953)



Crianças em baile infantil no início do século XX



O primeiro baile de carnaval de que se tem notícia no Brasil foi realizado no Hotel Itália, no largo do Rócio (atual Praça Tiradentes), no centro da cidade do Rio de Janeiro em 1840, por iniciativa de alguns burgueses e empresários italianos, empolgados com o sucesso dos grandes bailes de máscaras da Europa.

Os bailes vieram para marcar, definitivamente, e através do carnaval, as diferenças sociais que atingiam a sociedade brasileira: de um lado, a festa de rua, ao ar livre e popular, com o entrudo; do outro, o carnaval de salão, que agradava não só aos mais privilegiados mas também à classe média emergente no país. Dos salões, os bailes transferiram-se aos teatros, animados principalmente pelo ritmo da polca - primeiro gênero a ser adotado como música carnavalesca no Brasil. O primeiro baile do Teatro Municipal aconteceria em 1932. Já o primeiro baile infantil data do ano de 1907, o que viria consagrar as "matinês" como o exemplo máximo de crianças em bailes carnavalescos nos dias de hoje.

Um comentário:

Valéria Martins disse...

O Josué Montello, que era da ABL e morreu há alguns anos, escreveu um livro enorme sobre este último baile. Eu tenho aqui em casa, mas não li.

Tudo bem contigo? Beijo