sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Herivelto e Dalva



Não... não é a minissérie da Globo, cuja estreia está prevista para janeiro de 2010. Muito antes da Globo, as escolas de samba renderam homenagem aos dois grandes artistas em tela. Em 1986, a Unidos da Ponte homenageou Herivelto Martins, que ainda estava entre nós. E, no ano seguinte, a Imperatriz Leopoldinense teve como enredo a queridíssima Estrela Dalva, cujo carnaval também marcou a despedida de grandes nomes da folia carioca, como Arlindo Rodrigues (carnavalesco da Imperatriz) e Fernando Pinto.




Unidos da Ponte 1986 - Tá na hora do samba que fala mais alto, que fala primeiro





Autores: Grilo, Freitas, Dilsinho e Denise
Puxador: Grilo



Hoje sou luz ao luar
Verso que a Ponte seduzia
Vento de marola vim contar
Meu canto brinquei de Bahia
Um bolero envolvente
Gardel num tango a cantar
Sou eu, sou eu, ribalta
Que no tempo ficou
Sou eu de volta à boemia
Minha Mangueira, amor



Eu vou à Lapa
Pego o bonde de cem Réis
O capoeira dá um laço com os pés

Meu Rio antigo
Dos lampiões a gás
Não chore que isso dá samba
Moleque bamba
Confete, serpentina, carnavais
Amigo Chico Viola
Ah! Que saudade
De ouvir o seu cantar
Hoje, aqui embaixo
Enlataram nossa gente
E não há samba que agüente
Este moderno
No lugar de cavaco e ganzá


Ô ô ô, ô ô ô
A Ponte canta
Helivelto que hoje sou






Imperatriz Leopoldinense 1987 - Estrela Dalva - Homenagem a Dalva de Oliveira





Autores: Zé Catimba, Guga, Niltinho Tristeza e Bil Amizade
Puxadores: Alexandre da Imperatriz e Rico Medeiros


Zum zum zum ... A bateria
Zum zum zum ... É harmonia
Hoje é dia de festa
Hoje é dia de folia
Oh! Saudade, ôô
Hoje você é carnaval
No palco do amor,
O teu papel é o esplendor, ô ô
A Estrela Dalva brilha,
E ilumina o meu sonhar
É a luz, é a poesia
É a vontade de cantar
Lá lá lá lauê
É carnaval, vou me perder
Lá lá lá lauê
Vem, meu amor, quero você
Bandeira Branca
Meu amor, eu peço paz
Vamos sambar,
Viver feliz e nada mais


11 comentários:

Pablo Lima disse...

lindo! do herivelto na ponte lembro pouco, mas do trabalho do arlindo em homenagem à dalva tenho boas memórias! lindo desfile, com requinte e precisão!
saudoso arlindo! que belo samba, principalmente a melodia do último refrão(bandeira branca, meu amor eu preço paz)

bjos!

Ihanara disse...

Nossa arrazo não é da minha época , mas me apaixonei por HERVELTo e DAlva e concertesa vou acompanhar a minissérie...Ele sim eramn um arrazo de letras e cantorem eram um luxo, naõ apenas pelo grandiso talento mas também pela hístoria de vida..Abraçaos e fico muito agradecida pela iniciativa de não deixar grandes tesouros como esse cair no esquecimento...

Anônimo disse...

Sujeitinho ORDINÁRIO. E feioso. Nem merecia um Fábio Assunção pra fazer o papel dele. A Dalva também não tinha a menor vergonha na cara. Essas minisséries só servem pra isso, pra gente ter a decepção em ver como essa gente vivia pra se destruir.

Marcus disse...

Foi um casal que viveu uma época de ouro , gostaria de ter vivido naquela época, as melhores décadas deste século.

Anônimo disse...

odeio esse herivento ele foi muito safado mas a dalva tinha uma voz linda

Anônimo disse...

odeio esse herivento ele foi muito safado mas a dalva tinha uma voz linda

Anônimo disse...

Pery Ribeiro que me desculpe, mas o pai dele era um cafajeste. E infelizmente, Dalva teve como referência a cultura machista e ridícula em que os homens podem trair e serem perdoados.

Anônimo disse...

Nem cafajeste, nem submissa, são seres humanos comuns, com qualidades e defeitos, quem somos nós para julgá-los?

Nabel Braz disse...

Grande "safadista militante" (como diria Odorico Paraguassu), foi esse Herivelto Martins, se tudo que a minisserie mostra for verdade, não era atoa que Dalva tinha um olhar tão triste.

Anônimo disse...

O que essa mini-série da Rege "Bobo" apresenta não passa de ficção.

Herivelto sempre foi e será um dos maiores compositores desse país. Dalva de Oliveira que sempre viveu de suas composições e do seu talento.

Viva Herivelto

Pedro Delmonte - Alterosa - MG disse...

Arroz ou feijão, qual é o melhor ?
Assim é Poul Mc Cartney e Jonh Lennon ou Herivelton e Dalva.
Não se pode falar de um sem citar o outro. Parabenizo a Rede Globo pela iniciativa de apresentar a mini-série e resgatar um pouco de nossa história, mesmo fantasiosa, tão "desleixada" pelo nosso povo.