segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

anti-herói DESVAIRADO















A Descoberta

Seguimos nosso caminho por este mar de longo
Até a oitava da Páscoa
Topamos aves
E houvemos vista de terra os selvagens
Mostraram-lhes uma galinha
Quase haviam medo dela
E não queriam por a mão
E depois a tomaram como espantados primeiro chá
Depois de dançarem
Diogo Dias
Fez o salto realas meninas da gare
Eram três ou quatro moças bem moças e bem gentis
Com cabelos mui pretos pelas espáduas
E suas vergonhas tão altas e tão saradinhas
Que de nós as muito bem olharmos
Não tínhamos nenhuma vergonha.

Botafogo etc.
Beiramarávamos em auto pelo espelho de aluguel arborizado das avenidas marinhas sem sol. Losangos tênues de ouro bandeiranacionalizavam o verde dos montes interiores. No outro lado da baía a serra dos Órgãos serrava. Barcos. E o passado voltava na brisa de baforadas gostosas. Rolah ia vinha derrapava entrava em túneis. Copacabana era um veludo arrepiado na luminosa noite varada pelas frestas da cidade.












O Sul-Americano Calabar
Torcida indígena a favor de um imperialismo "civilizador".
Leitor pequeno-burguês, não será você?
No Brasil há duas correntes de opinião: os que acreditam que a guerra holandesa acabou
e os que sabem perfeitamente que ela continua,
através de fundings, empréstimos e tomadas de poder
por este ou aquele grupo calabarista.


Poemas de José Oswald de Andrade Souza, nascido em janeiro de 1890, há 120 anos.

3 comentários:

Valéria Martins disse...

Aquariano, aposto. Como eu. Beijos!

Pablo Lima disse...

sim, inteligentíssimo, como você, cara val!

quando é o seu aniversário?

claudeide disse...

Oi, Pablo

Sou mais um dos muitos brasileiros que descobriram tardiamente a historia fantástica do indios tabajaras. Um amigo meu, produtor de uma rádio fm ligada à Universidade Federal do Ceará aceitou minha sugestão de fazer um programa sobre eles mas me imcubiu de fazer o trabalho de pesquisa. Tenho umas dúvidas que as páginas da internet não dirimem. Por ex.: quem era Mussaperê? O Nato Lima ou o Antenor? Quando e onde morreu Antenor? quem eram os outros irmãos?
Se puder me ajudar, meu e-mail é claudeide_oliveira@hotmail.com
e a minha intenção é divulgar o trabalho e história desses brasileiros incríveis.