quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

107 ANOS de nóias





Há exatos um século e sete períodos anuais de descaso e tirania os Estados Unidos controlam como base bilitar a baía de Guantánamo, em Cuba. A baía foi concedida ao governo norte-americano em 1903. É na base naval americana de Guantánamo que se encontram os prisioneiros das guerras do Afeganistão e Iraque E MUITOS OUTROS QUE LÁ ESTÃO PRESOS SEM causas e/ou objetivos aparentes. Tudo ao gosto do establishment americano, que sempre opta por punir alguém como culpados por seus fracassos e paranoias.




É válido lembrar que ao redor da base, EM PLENO SÉCULO 21, encontra-se ainda o único campo minado presente em um país do Ocidente.



A manutenção da base de Guantánamo não encontra amparo legal em nenhuma convenção internacional e tal situação reforça a ausência de fiscalização e normatização da prisão por qualquer organismo competente a tal tarefa. Vide a ONU, que podia fazer algo mas sempre cerra os olhos quando precisa agir contra alfo que vá de encontro aos interesses do Tio Sam.

Os presos de Guantánamo muitas vezes são enviados à prisão sem quaisquer provas que os incriminem, não possuem direito a advogados, visitas ou sequer a um julgamento, e são frequentes a denúncias de tortura e assassinato no local.

O fechamento do centro de detenção de Guantánamo foi uma das principais promessas eleitorais do presidente Barack Obama. Espero que novas datas incluindo séculos e períodos anuais não venham a fazer aniversário sem que sérias providências sejam tomadas contra tais absurdos.








Cartazes da campanha http://good50x70.org/2009/

Nenhum comentário: