quinta-feira, 9 de agosto de 2007

TOP 15 DA TELONA


  • Atendendo a pedidos, cá venho com a prometida listinha dos meus preferidos por conta da sétima arte ! E como não poderia ser diferente, criei sérias restrições às solicitações dos mais diversos amigos! Vamos a elas:

  • não vou incluir grandes clássicos perdidos no passado ! nada de "Casablanca", "O Poderoso Chefão", "Janela Indiscreta" ou afins! É humanamente impossível lembrar de todos q vi e ainda enumerá-los em ordem de preferência; além disso, pensar em mais de 100 anos de cinema mundo afora requer perceber que não tive acesso a nem 10% das obras que merecem louvor. Logo, limitei a lista às PRODUÇÕES CRIADAS NO SÉCULO XXI ( sem querer entrar em discussões apocalípticas ou históricas, considerei o século XXI a partir do início do ano 2000). E estamos conversados.

  • OUTRO porém: mais dificil ainda foi citar apenas 10 títulos; há muitas obras-primas que acabaram ficando de fora, como "Frida", "Sideways", ""Sobre café e cigarros", Diários de Motocicleta", "No Caminho de Kandahar", "Buena Vista Social Club", "Sobre Meninos e Lobos", "Cronicamente Inviável", entre outros, e em vez de dez, preferi colocar mais cinco ilustres nomes na lista. Quebrar esses padrões numéricos de tudo merecer lista de "10 mais" é o que precisávamos para estabelecer polêmica ( apesar de não ter visto o recém-lançado "O Quinze", vide Fellini com o "Oito e meio" e Robert Aldrich com os "Doze Condenados": ambos são bem melhores que "Os 10 Mandamentos".

  • pré-requisito mais do que apropriado: preciso q vcs critiquem, massacrem e ridicularizem a minha lista, pois não pretendo aqui apontar os melhores do século ! são apenas escolhas entre os que vi! logo, deixem comments com as escolhas de vcs!

  • pra fechar, aviso aos navegantes (viva Lewgoy!!!) do cinema brasileiro: "Cidade de Deus" está fora!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário: