domingo, 13 de setembro de 2009

De BAR em bar, na BASTILLE




LÁ NÃO TEM samba, não tem choro. Nem Fundição Progresso, nem Circo Voador. Mas o burburinho nas ruas, a concentração de bares e a mistura total de estilos bem poderiam ser da Lapa.

Poderiam ser, bem entendido. Estamos na Bastille, 11º arrondissement de Paris, lá mesmo onde a burguesia se revoltou contra a nobreza em 14 de julho de 1789, o marco da Revolução Francesa. No lugar da extinta Bastilha, a modernosa Ópera está sempre com algum espetáculo imperdível em cartaz. Bem em frente à praça com o monumento em homenagem à Revolução, o Café de la Bastille, sempre cheio, não deixa nada a dever à Pizzaria Guanabara.

Você pensa que é apenas mais uma região de agito parisiense, menos turística que o Quartier Latin, é verdade, quando dá de cara com a fervilhante Rue de Lappe. Sim, Paris também tem a sua Rua da Lapa, bem mais “arrumadinha” e com uma oferta de bares bastante eclética. Entramos no Indian Connection (http://www.indian-connection.net/), atraídos pelo clima animado e pela decoração exótica deste restaurante, bar e lounge. Apesar da música (alta) e do telão com clipes indianos, o público era predominantemente francês e a cerveja até que não estava cara, mas não combinava muito com o forte cheiro de incenso no ar. Quando o papo começou a esquentar, a surpresa: sem que alguém tivesse pedido, a simpática garçonete deixa a conta na mesa. Era 1h30 da matina e as mesas ao lado já estavam vazias. Frustração total. Apesar disso, o povo continuava para lá e para cá na rua.

O jeito é sair da Rue de Lappe e terminar a noite no Sanz Sans (http://www.sanzsans.com/), bar-club-restaurante estiloso nos arredores, todo em tons de vermelho, onde um DJ com dreadlocks às vezes cisma de passar 40 minutos ininterruptos tocando James Brown. Há quem diga que este é o Rio Scenarium de Paris. É, talvez... pelo menos lá, assim como na Lapa carioca, a noite (quase) não tem hora para acabar.

4 comentários:

Pablo Lima disse...

como já dizia um outro aí, "nessa eu vou de BAR EM BAR, BEBER(viver) A VIDA que eu sempre QUIS" -apesar de o trecho ser mais ouvido na LAPA do que na NOVA CAPITAL a ser vociferada neste espaço, o verso vale em muitas estradas...

Carolina disse...

Ai que delícia, hein?

bjos meus

Bruna Gala disse...

Hum.. Aproveitando a noite, né? Aqui também há lugares chamados Lapa, em Lisboa e no Porto, que eu saiba. Mas não são redutos boêmios. Beijo.

Alessandro disse...

Anota tudo pra vc me levar quando eu for aí..
Bjs!!
Alessandro