segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Uma nova antiga capital




Entre o Rio de Janeiro e Manaus, um desvio de rota, um golpe de sorte e voilà: desembarco no Velho Continente. E, uma vez aqui, constato: minha terra tem palmeiras e, sim, as aves que aqui gorjeiam, não gorjeiam como lá. Não vi ainda nenhum sabiá, mas os corvos daqui têm lá a sua beleza, os bosques são mais densos, as várzeas ficam cheias de flores na primavera e a vida é também de muitos amores, por que não?
Que sujeito mais mal-humorado é o Gonçalves Dias.
O Brasil é o Brasil.
O Brasil é incomparável.
Mas aqui é a Europa e o papo é outro. O tempo é outro. A paisagem, as pessoas, os lugares, os cheiros e as cores são outros. Nem melhor, nem pior: diferente.
Pelos meus olhos curiosos, espero captar o máximo dessa atmosfera instigante para contar aqui o que valer a pena.
Paris, a mais nova capital a povoar este ilustríssimo blog.

10 comentários:

Pablo Lima disse...

nada como ter pessoas ilustres povoando tmb. ilustres capitais;
a mudança de rota é
urgente e ultra(marina)bem-vinda! nem o google maps fará o trecho melhor que nós, estou mais do que certo disso!

Acuio disse...

Opa! Boa sorte! E boa escrita.

abrs,

Unknown disse...

Agnes!!!curiosíssimo para ler suas impressões!!!beijos mil!!

Marcinha disse...

Saudações, saudosa senhorita serena! Adorei seu papo-poeta! Respondo com a palavra de outro querido amigo íntimo: NAVEGAR É PRECISO!!!!

Bruna Gala disse...

Curiosíssima também... Concordo plenamente com vc, não há nada mais belo do que as diferenças. Escreve mais! Não fica com preguiça.. Esse post deixou um "gostinho de quero mais"

Unknown disse...

Gonçalves Dias foi uma tentativa de preservação das florestas e a criação de uma literatura alternativa, mas era difícil na época escapar do mau humor, vide a própria literatura francesa do período. Voilá! Paris quer ser a capital ecológica do XXI. Isso nos diz alguma coisa não é mesmo?

Unknown disse...

Olá amiga ! Estamos eu e Catia aqui trabalhando em um calor do capeta nesse caos que é o RIo de Janeiro ! So mesmo dando uma lida nas suas impressões de Paris para dar uma animada ! Agora amiga, eu prefiro mil vezes os ares e os bosques dai. To trocando 10 sabias por um corvo moooole ! Não vejo a hora de dezembro chegar !
bjs e saudades. Escreva mais.

Rodrigo

Agnes R. disse...

Valeu, obrigada a todos! E continuem acompanhando e comentando. Beijos!

Isabela disse...

Sabiá? No interior talvez.Para se ouvir e ver algo belo,poético e romântico nessa cidade é preciso cegar a visão. A cigarra até canta... mas seu canto é sufocado pelo gemido das crianças famintas.Curta o corvo!Bjs

Unknown disse...

Por que os brasileiros demonstram tanta raiva com o Brésil? Como se a França não tivesse problemas e grandes. Vide o caso de Calais. Esses dias Sarkozy falava deslumbrado da salvação que Lula lhe prestou no caso dos aviões. Bem, não é para fazer patriotada, mas um pouco de "realismo" não faz mal, uma vez que o "romantismo" está em baixa.