segunda-feira, 21 de setembro de 2009

a tua presença VERMELHA







Caetano diz em um dos versos de "A Tua Presença Morena": "a tua presença coagula o jorro da noite sangrenta"; Martinho da VILA trata do tema de outra forma e usa a ovulação da própria filha, Juliana, sem deixar de passar pelo carnaval, para remeter ao assunto: "é um corre-corre, é um pula-pula, é o Salgueiro que pintou na avenida, mas que bonito ela já ovula".
A poeta Marina Colasanti abriu mão do recurso metafórico e tascou direto o termo no verso: "Mas no fim do escrito/só sangue me assina/sangue de mênstruo/fúria de assassina".

Fato é que alguns poucos trataram do tema em forma de arte. Mesmo na música ou na poesia. Independemente disso, nunca tinha visto a adaptação desta realidade - literalmente falando - criando formas na pintura!Sobrou para a artista Vanessa Tiegs, que usou o proprio sangue menstrual para chegar a resultados deste quilate. Vanessa criou 88 pinturas, cuja série denominou "Menstrala". Treze dessas estão expostas em diferentes galerias de arte em várias partes do mundo, e em destaque ela doar - além do sangue providencial - o valor arrecadado com as vendas de seus originais e cópias a um centro de pesquisa de uma universidade britânica.

3 comentários:

Paloma Flores disse...

Na boa, achei nojento...

Agnes R. disse...

Viva! Estava com saudades dos teus textos... Bjs.

Pablo Lima disse...

ah, q delícia! dois comentários amplamente opostos! como isto me faz bem! (:

bjs nas duas!