terça-feira, 27 de maio de 2008

SULCOS NA TELA


Os sucessivos reencontros com o filme me trazem recentes críticas à excessiva densidade da narrativa, mas "Lavoura Arcaica", adaptação do livro de Raduan Nassar para as telonas, excede e muito as possíveis observações negativas e dá um golpe em muitos que ousavam dizer que tudo conheciam sobre linguagem cinematográfica.

Quase três horas de projeção de uma ode à leitura: a paciência é ultra-compensada por uma insuperável plasticidade de imagens, típica de obras literárias marcantes. A pletora de interpretações subjetivas questiona os imbecis que sempre lançam mão do chavão "preferi o livro ao filme" como desculpa para diminuir algo adaptado para as telas.


Dirigido pelo fenomenal Luiz Fernando Carvalho- justifico o adjetivo pelo recém-lançado nas telinhas "A Pedra do Reino" - o filme se tranforma em pura poesia cinematográfica ao reler um romance tido por muitos como "infilmável". O filme retrata a vida de uma família de origem sírio-libanesa que vive do trabalho na terra, e isto servindo como pano de fundo para uma série de paradoxos e contradições humanas. O palco primitivo abre espaço para o homem revoltado, indignado e perplexo com as contradições que cria ao observar o mundo à sua volta.



Algumas contraposições de imagens, artifício típico do diretor, dão o tom da narrativa. Uma delas em especial: enquanto o arado abre sulcos na terra, André(Selton Mello) comete incesto com a irmã (Simone Spoladore, a terna beleza da imagem acima). Além disso, o longa mistura sexualidade (reprimida), natureza livre, liberdade (reprimida), religião conflituosa e outros mistos de sonhos, desejos e delírios que são melhor captados individualmente pelo espectador, na forma de identificação. O filme requer do espectador mais do que passividade, deixando à imaginação de cada um as mais variadas interpretações.


"Lavoura" ainda se dá o direito de nos brindar com atuações dionisíacas por parte de Selton Mello e Raul Cortez, que marcam o cinema nacional como há muito tempo não se via em tempos de roteiros fáceis e diálogos insignificantes. Mais arcaico e moderno ao mesmo tempo, impossível. E outro grande trunfo: tudo gira de acordo com o ponto de vista.

Nenhum comentário: