quinta-feira, 29 de maio de 2008

2. O RUMO ENCONTRO NAS PEDRAS




Guaicurus, Caetés, Goitacazes, Tupinambás, Aimorés, Guajajaras, Tamoios, Tapuais, Timbiras e Tupis. Inspirada pela presença de todas essas tribos, conforme diz a canção "Canoa, Canoa" presente no belíssimo "Clube da Esquina 2", floresceu uma das mais virtuosas amizades que a MPB produziu. Ali, na esquina entre as ruas Divinópolis e Paraizópolis, no bairro de Santa Teresa, em Belo Horizonte, é que o carioca criado em Três Pontas Milton Nascimento conheceu a família Borges, cujos irmãos Marcio e Lô, juntamente com outros nomes como Wagner Tiso, Fernando Brant e Beto Guedes, surgiu um estilo musical universal. Batizado de "Clube da Esquina", o movimento surgiu no início da década de 60 e produziu obras de qualidade musical elevadíssima.

Explicitando a minha experiência com esta música, foi ainda ao redor dos cinco, seis anos de idade que comecei a ouvir o Clube, por conta dos discos de vinil que o meu pai tinha. A influência destee tipo de onírica poesia e densidade musical me deixou marcas profundas e até hoje me serve de influência. Quando compus a minha primeira canção, "Praça sem Cantos", deixei na letra desta pelo menos três referências do grande Clube.

Apresento aqui a canção que marca a primeira voz do grande grupo, o verdadeiro hino do movimento, representado por uma nova e inigualável interpretação de Milton Nascimento. Bom saber que os sonhos não envelhecem...

Nenhum comentário: