quinta-feira, 25 de setembro de 2008

e quem quiser invente outro lugar...

Como há muito a nossa ilustre quitanda não trata das também não menos interessantes listinhas de preferência que por aqui quase sempre aparecem, lanço mão da literatura para viajar por locais conhecidos apenas nas mentes dos nossos mais queridos escritores.
Para tanto, percorremos os lugares mais importantes presentes nos livros mundo afora e, de Platão a Manuel Bandeira, ficamos com os cinco mais ilustres "mundos" que existem apenas na literatura.

5- Atlântida

Conhecida por muitos como "o continente perdido", a cidade de Atlântida veio ao mundo pelas misteriosas palavras do filósofo Platão, a nada menos do que quatro séculos antes de Cristo. Ele escreveu a respeito dessa terra submersa em dois de seus "diálogos" – Timeus e Critias.
Segundo o discípulo de Sócrates, o continente ficava no Oceano Atlântico, próximo ao Estreito de Gibraltar. Em Atlântida viviam seres gigantescos, e a poderosa civilização dos atlantes teria sido destruída pela ira dos deuses, em consequência de sua corrupção. Lá vivia uma jovem órfã de nome Clito, cuja beleza encantou Poseidon. Da relação entre Poseidon e Clito nasceram cinco pares de gêmeos, ao qual o mais velho o deus dos mares batizou de Atlas.

4- País das Maravilhas

Num dos maiores clássicos infantis em todos os tempos reside a doce Alice, e tudo vindo da mente do britânico Lewis Carrol. Escrito em 1862, "Alice nos País das Maravilhas" conta a história de uma menina chamada Alice, que cai em uma toca de coelho e vai parar num lugar fantástico denominado País das Maravilhas, povoado por criaturas também imaginárias. Entre os seres mais conhecidos do local estão o Coelho Branco, o Chapeleiro Louco e a Rainha de Copas. "Alice..." foi levado ao cinema como um filme de animação, produzido pelos estúdios Disney em 1951.

3- Shangri-la
Shangri-Lá, Xangri-lá ou Shangrilá, como queiram, é uma localidade presente em "Horizonte Perdido", do escritor inglês James Hilton, obra escrita em 1925. Na novela, Shangri-la aparece como uma comunidade encravada nas montanhas do Himalaia, no Tibete, onde os habitantes, sem exceção, gozam de extrema saúde, longevidade, paz e felicidade.
Façamos então do "Uma capital" a nossa Shangri-la!

2 - Macondo

Quem não conhece as peripécias e os dilemas do coronel Aureliano Buendía, celebérrimo protagonista de "Cem Anos de Solidão", quase um ato autobiográfico por parte do colombiano Gabriel Garcia Marquez.
A obra conta a saga dos Buendía e a trama se passa numa aldeia fictícia e remota chamada Macondo. A aldeia foi fundada pela família Buendía, cuja primeira geração foi formada por José Arcadio Buendía e Úrsula Iguarán. Erguida em meio a charcos e pantanais, Macondo nos traz um inventário de misérias, superstições, enigmas, maravilhas e esquecimentos. O passeio por Macondo é roteiro obrigatório para os amantes da literatura.

1. Pasárgada

O nosso périplo não poderia ter escolhido melhor lugar para fixar parada final ! Em "Vou-me embora para Pasárgada", o pernambucano Manuel Bandeira apresenta as inúmeras delícias de um oásis, - algo como o nosso espaço aqui - onde as mulheres mais belas do planeta estão dispostas a nos oferecer prazeres infinitos.

Vale lembrar que a Pasárgada "real", ainda que não tão ideal assim, foi uma cidade da antiga Pérsia, que serviu de inspiração ao escritor brasileiro quando de uma leitura de Xenofonte, onde a cidade fora citada. Ou para outros, da geração Pós-Bandeira (vide imagem ao lado), que afirmam que os baianos já desfrutam das melhores mulheres do mundo há tempos...

4 comentários:

Menina de óculos disse...

Que texto ótimo!!!!!!

Adoraria passar um tempo no país das maravilhas ou quem sabe conhecer Pasárgada e os seus encantos.

rsrsrs


beijoss

Agnes R. disse...

Boa sacada, Pablito! Me fez lembrar muito do Italo Calvino e seu "Cidades invisíveis". Todas as cidades, poeticamente descritas, têm nomes de mulheres e são totalmente (ou não...) inventadas pelo autor. Conheces o petardo?

Pablo Lima disse...

minha cara, muito oportuna a sua citação do Calvino mediante o post sobre as cidades inventadas da literatura!
Só conheço o "Cidades invisíveis pelo nome, nada folheei dele até o momento; mas vc, como sempre, dando a contribuição exata no momento apropriado! Coisas de correspondente de qualidade, que faz A "PAUTA" crescer a passos - de dança tmb - largos.

e sinto que depois dessa o Calvino merece um post inteiro em homenagem ao legado que nos deixou!

novas dicas vindas de você??

Agnes R. disse...

Um post dedicado ao Calvino? Taí uma ótima idéia, caríssimo! Quanto a mim... sem sugestões para o momento, mas vejo que você machadeou de vez.