terça-feira, 27 de novembro de 2007

PARABÉNS FOFA!


Hoje, 27 de novembro, comemora aniversário a matriarca da família Said Pessoa, ou seja, minha avó Celília, carinhosamente chamada por nós de FOFA!


Oficialmente, completa ela 85 anos. Porém, a Fofa insiste em afirmar que a data de nascimento expressa em sua certidão está errada. Segundo ela, sua data de nascimento é 1924. Logo, ela faz 83 anos de vida.


Nascida Celília da Silva Said, no município de Itacoatiara (AM), Fofa é um exemplo de mulher a frente do seu tempo. Enquanto que as mulheres das décadas de 1930/40/50 eram totalmente submissas a seus maridos, Fofa jamais conformou-se em ser uma figura secundária. Casou-se pela primeira vez com um português, chamado Manuel. Este foi um dos fundadores do Clube Luso-Brasileiro do Amazonas. Era um homem conservador e violento. Depois de muitas brigas, Fofa não hesitou em separar-se dele, mesmo sendo o "desquite" algo equivalente à excomunhão. Deste casamento, Fofa teve dois filhos, Joaquim e Jamil.


Seu segundo casamento foi com o tenente do Exército Adalmir Machado Pessoa. Mudou então seu nome para Celília Said Pessoa. E teve mais quatro filhos: Alcemira, Adelmir, Alcilene e Alcenir.


Ficou viúva relativamente cedo. Meu avô faleceu em 1980, vítima de derrame. Mas Fofa segue vivendo, com muita alegria, irreverência. Desbocada ao extremo, brigona, amante de futebol, apaixonada torcedora do Vasco da Gama e da Portela...


Mãe, avó, bisavó e tataravó, Fofa é uma figura queridíssima por todos nós!

Um comentário:

Pablo Lima disse...

clap, clap, clap!

quanto prazer conhecer a mãe da caríssima alcilene!