terça-feira, 27 de novembro de 2007

O TEMPO PÁRA




Alheios aos descaminhos e infortúnios provocados pela inexorável passagem dos dias ao qual todos estamos sujeitos, seis (ex)-feras do esporte voltaram à rotina na semana passada e tornaram a exibir seus talentos nas gramas, carpetes e pistas pelo mundo afora.

Em dose dupla, Michael Schumacher bateu uma bolinha em jogo beneficente e aproveitou para matar a saudade do automobilismo, desta vez a bordo de um kart. Na mesma pelada em que Schummy tentou brilhar, o super-craque Zinedine Zidane meteu a cara (e desta vez não foi no peito de zagueiro italiano) e mostrou que ainda bateria um bolão se não tivesse abandonado os gramados e as camisas branca(do Real Madrid) e azul(da seleção francesa).

No tênis, dois deles fizeram bonito, e outros dois, nem tanto: o guerreiro imortal Pete Sampras, em três acírradíssimas aparições contra o atual primeiro do mundo, Roger Federer; e Mats Wilander, outro ex-top, que deu um sarrabulho no "coroa"(quá!) Guilhermo Villas, outro dito como insuperável tenista lá pelos idos da década de 1970.

E o maior de todos da bolinha verde fez das suas, como de praxe: Bjorn Borg , do alto dos seus 51 anos, deu o ar da graça, mas, como bom marqueteiro - e agora empresário do ramo da moda - aproveitou para correr do possível vexame alegando uma contusão, e nessa leva acabou aparecendo mais do que devia diante dos ávidos flashes das câmeras ! para quem não empunhou a raquete, o sueco vendeu caríssimo a provável derrota...
Tá perdoado, Lord "Iceborg"!!

PARABÉNS FOFA!


Hoje, 27 de novembro, comemora aniversário a matriarca da família Said Pessoa, ou seja, minha avó Celília, carinhosamente chamada por nós de FOFA!


Oficialmente, completa ela 85 anos. Porém, a Fofa insiste em afirmar que a data de nascimento expressa em sua certidão está errada. Segundo ela, sua data de nascimento é 1924. Logo, ela faz 83 anos de vida.


Nascida Celília da Silva Said, no município de Itacoatiara (AM), Fofa é um exemplo de mulher a frente do seu tempo. Enquanto que as mulheres das décadas de 1930/40/50 eram totalmente submissas a seus maridos, Fofa jamais conformou-se em ser uma figura secundária. Casou-se pela primeira vez com um português, chamado Manuel. Este foi um dos fundadores do Clube Luso-Brasileiro do Amazonas. Era um homem conservador e violento. Depois de muitas brigas, Fofa não hesitou em separar-se dele, mesmo sendo o "desquite" algo equivalente à excomunhão. Deste casamento, Fofa teve dois filhos, Joaquim e Jamil.


Seu segundo casamento foi com o tenente do Exército Adalmir Machado Pessoa. Mudou então seu nome para Celília Said Pessoa. E teve mais quatro filhos: Alcemira, Adelmir, Alcilene e Alcenir.


Ficou viúva relativamente cedo. Meu avô faleceu em 1980, vítima de derrame. Mas Fofa segue vivendo, com muita alegria, irreverência. Desbocada ao extremo, brigona, amante de futebol, apaixonada torcedora do Vasco da Gama e da Portela...


Mãe, avó, bisavó e tataravó, Fofa é uma figura queridíssima por todos nós!

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

E os Munchkins vão parar na calçada da fama!


Conforme noticiou o portal Terra, os Munchkins do inesquecível filme "O Mágico de Oz" (Wizard of Oz) de 1939, ganharam uma justa homenagem. A partir desta data, os alegres moradores da terra de Oz terão um espaço na calçada da fama.


Leia a íntegra da notícia:


Após 68 anos do sucesso do longa-metragem O Mágico de Oz, os atores que viveram os Munchkins no clássico dirigido por Victor Fleming foram homenageados nesta terça-feira com uma estrela na calçada da fama de Hollywood, Califórnia.


Mickey Carroll, Jerry Maren, Karl Slover, Ruth Duccini, Margaret Pellegrini e Meinhardt Raabe, com idades entre 80 e 90 anos, chegaram de carruagem ao Grauman's Chinese Theatre.
Um tapete amarelo com imagens de notas musicais foi estendido para a passagem dos atores. "Nós amamos vocês. Vocês tocaram os nossos corações", disse Munchkin Mickey Carroll, 88 anos, a uma multidão de fãs e curiosos.

"Estou muito orgulhosa hoje. Tenho certeza que minha mãe também estaria", disse Joey Luft, filho de Judy Garland, que viveu a personagem Dorothy Gale no filme. A atriz morreu em 1969 de overdose.




sábado, 17 de novembro de 2007

QUE REDENTOR QUE NADA...


Um concurso promovido por uma fundação suíça, quando cerca de 100 milhões de pessoas elegeram o Cristo Redentor como uma das sete maravilhas modernas do mundo, acabou cometendo uma injustiça das maiores. Na verdade, muitos se esqueceram - ou sequer ouviram dizer - que no ano de 1974, dois camponeses da província de Shaanxi, na China Central, escavavam um poço quando se depararam com simplesmente um exército de oito mil estátuas de soldados em terracota. São os guerreiros de Xi'an, que foram enterrados a 1,5 km do mausoléu do imperador Qin Shi Huang, o primeiro imperador da China, responsável por sua unificação e pela construção da Grande Muralha- esta, a Muralha, está, merecidamente, na lista.

Vale dizer que o Cristo Redentor vale muito mais por oferecer uma monumental vista da Cidade Maravilhosa do que propriamente pela estátua erguida.

O sítio arqueológico de Xi'an compõe-se de uma sucessão de tumbas que se estendem por cerca de 50 quilômetros de extensão. As estátuas foram fabricadas para servir como adorno da tumba de Qin Shi Huangdi, por volta do ano 220 a.C. Qin se valeu de 700.000 servos que levaram quase quarenta anos para concluir a construção de seu túmulo – ele acreditava que os "soldados" o protegeriam na eternidade.

terça-feira, 13 de novembro de 2007

A BASTILHA INEXPUGNÁVEL DO TRICOLOR NÉLSON


"Há de chegar talvez o dia em que o Flamengo não precisará de jogadores, nem de técnicos, nem de nada. Bastará a camisa, aberta no arco. E diante do furor impotente do adversário, a camisa rubro-negra será uma bastilha inexpugnável."

Nelson Rodrigues

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

DESCONSTRUINDO ALLEN


"As palavras mais belas da língua não são “Eu te amo”. São “É benigno”.

Woody Allen em Desconstruindo Harry (1997)

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

PIADA DA SEMANA (só matando...)


"O Renato Augusto e o Edmundo são muito parecidos jogando futebol. O Renato, assim como o Edmundo, está sempre buscando jogo, é um touro. Se ele não virar um Animal, vai chegar perto."
Joel Santana, treinador do Flamengo, ao comparar o imbecil do R. Augusto com o quase gênio dos gramados, Edmundo (será que alguem avisa ao Joel q o Animal a que se refere é ele próprio?)

terça-feira, 6 de novembro de 2007

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

NOVE EM CADA DEZ CANÇÕES DO CAÊ...


"Nine out of ten" é a única canção que compus em inglês de que realmente gosto. A idéia do título surgiu quando do exílio ao ver um comercial na tevê inglesa sobre um sabonete da marca lux, que dizia: "nine out of ten movie stars use lux"; e como na época eu estava me redescobrindo com o cinema, com os novos cineastas, com Visconti, com "Rocco e Seus Irmãos", com Alain Delon, e de como eu me emocionava e chorava com os filmes europeus, tudo isso criou o ambiente propício á feitura da letra. A música também é boa, essa passagem de "I´m alive para "vivo muito vivo", a mistura de idiomas atendendo a uma realidade harmônica foi um achado."
Nine Out Of Ten
(Caetano Veloso)
I walk down Portobello road to the sound of reggae
I'm alive
The age of gold, yes the age of old
The age of gold
The age of music is past
I hear them talk as I walk yes I hear them talk
I hear they say
"Expect the final blast"
I walk down Portobello road to the sound of reggae
I'm alive
I'm alive, vivo muito vivo feel the sound of music
Banging in my belly
Know that one day I must die
I'm alive
And I know that one day I must die
I'm alive
Yes I know that one day I must die
I'm alive vivo muito vivo
In the electric cinema or on the telly
Nine out of ten movie stars make me cry
I'm alive
And nine out of ten movie stars make me cry
I'm alive

domingo, 4 de novembro de 2007

PICASSO HÁ 100 ANOS...

Mademoiselles d' Avignon, 1907

A ESPERANÇA NÃO VEM DO MAR...


...nem das antenas de TV; e sim do rock nacional! Quatorze anos após a dantesca apresentação conjunta que fizeram no Hollywood Rock, os integrantes das bandas Paralamas do Sucesso e Titãs anunciaram que vão voltar a dividir o palco, desta vez em comemoração aos 25 anos de carreira de ambos os grupos.
Os oito integrantes das duas bandas pretendem se misturar no palco para apresentar os hits que emplacaram nos últimos anos, como "Óculos", "300 picaretas" e "Vital", dos Paralamas, e "Flores", "Cabeça dinossauro" ou "Bichos escrotos", dos Titãs.

No Rio de Janeiro o show está previsto para dia 19 de janeiro de 2008.

Pra ir entrando no clima, vale conferir um trecho do que rolou em 1993, com a execução da frenética "Pólvora" - "o que é tudo isto diante da pólvora, esta paixão que se renova"- mais atual, impossível!!!!!!!!!!

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

JÁ VAI ??















Tenista feminina mais nova a atingir a primeira colocação no ranking mundial - na época com 16 anos - a excepcional Martina Hingis acaba de anunciar a sua despedida dos pisos de carpete, grama e tijolo; pisos estes cujos passos foram marcados por ela não apenas pela beleza nem pelo nome da xará top top Navratilova: srta. Hingis venceu cinco torneios do Grand Slam e ganhou fãs no mundo inteiro pela consistência de seu jogo. A suíça atinge outra marca precoce ao se despedir do tênis com apenas 27 anos de idade.