terça-feira, 5 de agosto de 2008

NAVEGAR IMPRECISO


"Fiz ranger as folhas de jornal
abrindo-lhes as pálpebras piscantes/E logo de cada fronteira distante/subiu um cheiro de pólvora/perseguindo-me até em casa/Nestes últimos vinte anos nada de novo há no rugir das tempestades/Não estamos alegres, é certo/mas também por que razão haveríamos de ficar tristes?/O mar da história é agitado/As ameaças e as guerras havemos de atravessá-las/ rompê-las ao meio/cortando-as como uma quilha corta as ondas."

Vladimir Maiakóvski (1893-1930)

2 comentários:

Valéria Martins disse...

Querido Pablo, eu amo o Maiakowski, tenho uma foto dele na minha estante, que comprei na viagem em fevereiro desse ano. Tive um contato forte com ele através da exposição que vi em Londres, do Rodchenko, que era muito amigo dele e o fotografou inúmeras vezes. Depois, li "Minha descoberta da América", relato de viagem semelhante ao de Camus, só que é o Maiakovski na Améria, ou seja, um comunista em excursão à terra do capitalismo. É um livro fino, da Martins Fontes, muito bacana.
Em fevereiro ou março deste ano, no meu blog, tem a descrição da exposição com as fotos dele. Se tiver curiosidade... bjs

Pablo Lima disse...

vou ver lá a descrição no seu blog; tmb sou fã de carteira do Maiakowski. e este livro vou comprar, vc é meu porto seguro no tocante à dicas sobre os diários de viagens de ilustres!