domingo, 17 de agosto de 2008

VELOZES E NADA FURIOSOS















É prática de muitos confundir a definição de termos quando estes supõem alguma subjetividade: um exemplo do qual gosto de lançar mão acontece quando confundimos a definição entre os termos humildade e autoconfiança; ser autocofiante bate de frente com o conceito de humildade?
Apegados ao aspecto mais ilustre do que podemos chamar de "auto-estima positiva", Usain Bolt, o vencedor dos 100m rasos e atual mais rápido das pistas, chegou com ar de extrovertido, falante, confiante e se dizendo insuperável. E o é (ou o foi!!).
Já o mais rápido dentro d'água, César Cielo apareceu em Pequim com um único discurso: "sou o mais rápido do mundo e vou ganhar os 50m!" Seria soberba ou autoconfiança? Um ou outro, o discurso deu certo, e ambos deram uma aula de como utilizar tal falatório em benefício prório.
Algum visitante deste espaço poderia falar mais a fundo sobre tal celeuma? Vale a pena contar vantagem antes da hora e trazer os holofotes pra si mesmo? Isto aumenta a responsabilidade ou a auto-estima? Para os que acham arriscado apostar no favoritismo, como apontar defeitos nos dois exemplos citados?

Nenhum comentário: