quarta-feira, 26 de novembro de 2008

nomes no quadro-negro



E você, qual seria a sua sequência? e qual seria o nome

a restar no quadro-negro? Comentem!


O apagador
(Luis Fernando Verissimo)

No filme "La Chinoise", de Jean-Luc Godard, um personagem se vê diante de um quadro-negro em que estão escritos os nomes de todos os principais escritores, compositores, pensadores e artistas da História - e começa a apagá-los, nome por nome, até sobrar só um. Está fazendo uma espécie de purgação intelectual.
Experimente fazer o mesmo. Encha um quadro-negro com todos os nomes que lhe ocorrerem, em nenhum tipo de ordem. Uma seqüência pode ser, por exemplo, "Heródoto, Nietzsche, São Tomás de Aquino e Charlie Parker", outra "Villa-Lobos, Steinberg, Marques De Sade, Platão e Frida Kalo". Quando não sobrar espaço no quadro negro nem para um nome curto ("Meu Deus, esqueci o Rilke!"), comece a apagar. Nome por nome.
O importante é não racionalizar. Não estabelecer critério ou hierarquia. Deixar a apagador fazer seu trabalho sem interferência da sua consciência ou da sua emoção. Apenas ir apagando. Você pode descobrir coisas surpreendentes a seu próprio respeito. Nomes que, até aquele momento, faziam parte da sua galeria de veneráveis se revelarão apagáveis, outros serão poupados até quase o fim.
E no fim, o nome que sobrar, o único nome que você não apagar, poderá ser a maior revelação de todas. Não será, necessariamente, o nome de quem você considera o mais importante, influente, valioso ou simpático da história das idéias ou das artes. Será apenas o nome que, por alguma razão, você não conseguiu apagar. Depois você só precisará se explicar para você mesmo.
No filme do Godard, o único nome que ficava no quadro-negro era o de Brecht.

4 comentários:

Ita Andrade disse...

Muito legal, eu fiz!
Mas agora tenho um trabalho para entender... o nome que ficou foi Frida e foi surpreendente porque embora entenda seu valor, sempre achei que não teria um quadro dela em minha parede. Curioso não?
Passa lá no Bicho, gargalhada garantida...
Abraço, amigo.

Pablo Lima disse...

cara ita, tmb fiz!
coloquei f. pessoa, buster keaton, martin scorsese, hannah arendt, sartre, gilberto gil e mikhail barishnikov.
e sobrou a única mulher entre os citados. tmb curioso!

quem mais quer jogar??

Cris Animal disse...

Passeando de madrugada pelos blogs vim parar aqui! Achei curioso seu blog e essa última postagem me fez pensar em muita gente. Não cheguei a escrever, confesso, mas fui lembrando autores, musicos, filósofos e um nome ficou em mim; acho que por tudo que acredito: Barry Horne.
Passei por Shakespeare, José saramango, Mozart, Jimi Hendrix, Mario Quintana, Da Vinci, Tim Maia, Phil Collins,Stephen Hawking, Tom regan e por ai vai....misturei tudo...rs
O único nome que permaneceu entre todos foi desse cara incrível que acreditou em sua crença acima de qualquer coisa e lutou por ela independente de qualquer obstáculo que tivessem imposto. Acho que ele ficou, pq quando realmente se foi, marcou para sempre um caminho.
Uauuuuuuuuu......viagei por aqui....rs
Legal seu blog!
Boa sexta-feira e bom final de semana.
beijo

Pablo Lima disse...

grande Barry Horne, cara Cris! e viva os animais! (tAMBÉM sou suspeito para falar, pois me relaciono com 1 cão, 6 felinos e 1 papagaio).

vivo a colocar os nomes no quadro-negro. tentemos uma outra vez agora:
coloquei PICASSO, CASALS E NERUDA,e o nome que sobrou foi...PABLO!
(:

ABRAÇÃO!