terça-feira, 18 de novembro de 2008

TREZE filmes essenciais





A imagem de "O Cão Andaluz", filme do mestre Buñuel, traz a subjetivação não por acaso: seria ainda mais surreal da minha parte do que o próprio movimento criado por Dalí tratar dos meus filmes preferidos em uma lista. E PIOR: tentar dizer que estes estariam em um rol dos 13 melhores em todos os tempos, épocas e eras do cinema. Loucura, talvez??





SIM, louco dos mais varridos estaria eu a ficar; mas vamos lentamente, com menos fotogramas por segundo do que os 24 necessários à formação, ou melhor, à simulação de uma possível imagem em movimento.
Mas há tempos que aqui quero falar sobre os maiores filmes, e como já faz alguns meses que não posto uma listinha de melhores, resolvi fazê-la com os grandes clássicos das telonas que tive contato.
Alguns vão lembrar que já fiz lista de filmes, mas naquela incluí apenas os vistos e datadas após o ano 2000; e como os treze desta passam longe do século XXI, EI-LA EM CAPÍTULOS.

ATENÇÃO: CONDIÇÕES para entrar na lista:
1) obras que eu tenha apreciado, pelo menos 1 vez na vida, na sala de cinema; ou seja, a sensação criada pela relação com o ambiente do cinema, o tamanho da tela, o silêncio e a concentração e todo o espaço em volta são pré-requisitos - donde tiro que posso justificar a ausência de algumas referências mundiais, como "Sindicato dos ladrões, Ladrões de Bicicleta, Encouraçado Potemkim e Rastros de Ódio"

2) as obras em número de treze se justifica porque não quero apenas falar dos filmes, mas também dos cineastas. Ou seja, escolhi treze filmes e treze diretores como forma de homenagem. Logo é pré-requisito que teremos 1 filme de cada diretor entre os melhores - assim me livro de colocar "Os Pássaros", Psicose", Janela Indiscreta e Um Corpo que Cai" na MESMA LISTA. FOI MAL, HITCH!

3) A lista está longe de querer representar uma unanimidade; portanto os comentários e opiniões acerca da qualidade das obras e da justificativas DEVEM ser INCESSANTEMENTE USADOS!

QUESTIONEM TUDO, por favor!

2 comentários:

Valéria Martins disse...

Querido Pablo, ao longo da vida tenho percebido que as pessoas que se destacam são as capazes de expor seus pensamentos e opiniões - especialmente as opiniões - sem temer os ataques ou discordâncias dos outros. Então, achei ótimo este post.
Concordo com quase todos os filmes que citou, so não gosto do Bunuel, acho chato... Embora reconheça o seu valor.
Beijocas, tô em casa, me liga.

Pablo Lima disse...

CARA VAL, espere que também acompanhe a próxima lista da mesma forma que vc. fez na anterior, sempre com comentários interessantes.
buñuel consegue ser bom e chato ao mesmo tempo, o que me fez não incluir "viridana" na lista!
beijocas!