sábado, 15 de novembro de 2008

retrato em preto

















Por Caetano Veloso, em 27 de julho de 2008.

Tendo Pierre FATUMBI Verger ido a minha casa na Bahia com umas moças que fizeram um documentário sobre ele, e vendo que o VHS não reproduzia as cores, me segredou: “assim é melhor, tudo em preto e branco; pra ficar perfeito só falta parar a imagem”. Perguntei porque ele não gostava da imagem em movimento. Ele disse que nunca gostara de cinema porque “em movimento você não consegue uma composição realmente bonita”. Assistimos ao documentário em preto e branco. Depois que acabou, voltei à conversa com ele: - “você me explicou por que não gosta da imagem em movimeno; mas e as cores, qual o problema com as cores?” Ele respondeu: “ah, cores não, cores são uma vulgaridade”. Achei a resposta insatisfatória, embora compreensível: era um lugar comum que ele repetia com a alegria de quem nem precisa elaborar. Adotei esse tom menos responsável e disse: “você gosta mesmo é de preto-e-branco”. Ele, com maior alegria (e maior originalidade do que na resposta elaborada), contestou:
“gosto muito mais de preto do que de preto-e-branco”.

2 comentários:

Valéria Martins disse...

Pablito, tu não ias me ligar? Fica à vontade...
Teu comentário veio a calhar, pois hoje, sábado à noite, resolvi ficar em casa quietinha. Tava com saudade de casa. Tô aqui trabalhando um pouquinho, olhando os blogs, ouvindo música. É bom.
Quanto ao Pierre, é notório que ele gostava, literalmente, de preto... Bjs

Pablo Lima disse...

e eu jurei que tal postagem iria trazer comentários sobre racismo neste espaço...