sexta-feira, 7 de novembro de 2008

oráculos de campanha



Coincidências ou não, eis aqui um trecho de 'O Presidente Negro (ou O choque das Raças)", publicado por Monteiro Lobato em 1926. No livro, Lobato prevê transformações tecnológicas, geopolíticas e ambientais e ainda uma eleição presidencial nos Estados Unidos no ano de 2228 - por pouco LOBATO NÃO CRAVA O ANO, ESTARIA EU EXAGERANDO ? - , onde raça e gênero sao determinantes para a escolha do vencedor. No livro, o presidente americano no cargo se vê disputando contra uma mulher branca feminista e um negro visto como um líder das massas. Seriam estes diferentes de George W. Bush, Hillary Clinton e Barack Obama?


No trecho ocorre um diálogo entre Jim Roy, negro, recém-eleito presidente dos Estados Unidos, e o seu antecessor, a quem Lobato chama de Kerlog.


"Jim sentia no ar as ondas de fluidos explosivos, um perfeito ambiente de pólvora. O solo latejava pulsações vulcânicas.
Jim, orgulhoso de sua obra — e sem vacilar - foi ao encontro de Kerlog. O momento impunha a conjugação da sua força com a do líder branco.
Defrontaram-se os dois chefes como duas forças da natureza, contrárias nos seus destinos, inimigas pela voz do sangue, mas irmanadas no momento por um nobre objetivo comum.
No primeiro ímpeto, Kerlog apostrofou o chefe negro.
— “Vê tua obra, Jim! A América transformada num vulcão e ameaçada de morte!”
O negro cravou no líder branco os olhos frios, por um instante animados de estranho fulgor.
— “Não minha, Presidente Kerlog! Não é minha esta obra. É sua, é dos seus, é de Washington, é de Lincoln. Os brancos mentiram na lei básica. E ou confessam que mentiram ou reconhecem que a situação é perfeitamente normal. Que aconteceu, Presidente Kerlog? Houve um pleito e as urnas liberais conferiram a vitoria aum cidadão elegível. Acha o Presidente Kerlog que o Pacto Constitucional sofreu lesão?
Naquele peito a peito, Jim Roy dominava o adversário.
— “Mas não se trata disso, continuou ele. O momento não é para recriminações — e em matéria de recriminações o Presidente Kerlog bem sabe que jamais um branco venceria um negro… O fato está consumado; e como chefes supremos das duas raças a nós só incumbe atender à salvação comum. Se não contivermos de rédeas presas, os dois monstros — o monstro da ebriedade negra e monstro do orgulho branco - a chacina vai ser espantosa…”



4 comentários:

Valéria Martins disse...

Esse livro está bombando, os direitos foram vendidos para o exterior recentemente. Mas há quem diga que tem um fundo racista, porque o presidente do livro quer ficar branco, está passando por processo parecido com o do Michael Jackson. Entre outras coisas.

Tudo bem com você? Bjs

Pablo Lima disse...

haha, será que Lobato também oraculou que existiria alguém como o Michael Jackson?

tudo certo por aqui. vou te mandar email!

Agnes R. disse...

É de arrepiar mesmo, Pablito!
Também já havia lido sobre o livro no Prosa & Verso da semana passada.
Oraculou firme o Lobato. Agora fiquei até com medo que a Cuca venha a existir um dia (se é que já não existe!!!)

Adriana Calábria disse...

hehehehe!
Onde eu acho o livro?
Fiquei de férias, e esse já tá na lista de leitura.
Bjsss