sexta-feira, 15 de junho de 2007

ELE(S) ESTÁ(ÃO) DE VOLTA !


Há os que pretendem ver o grupo (no singular) e os que enxergam os supostos "terroristas" não como um coletivo, mas o que importa é que a organização separatista basca chamada ETA está de volta à luta armada, conforme anunciou esta semana o grupo. Em comunicado feito pela rádio País Basco, o ETA anunciou o fim do cessar-fogo permanente, que cancela a trégua declarada em 2006 com o governo espanhol. O motivo da volta à militância se deu pelo fato de o governo ter respondido à trégua com (sic) " prisões, torturas e perseguições, o que motivou a decisão do grupo em defender com armas o País Basco"


O ETA, sigla Euskadi Ta Askatasuna (basco para Pátria Basca e Liberdade), é uma organização de ideologia marxista-leninista e revolucionária, que pratica a luta armada como meio para conseguir a independência dos estados francês e espanhol.
É classificado como um grupo terrorista pelos governos da Espanha, França, pela União Européia, pelo governo dos Estados Unidos e pela Anistia Internacional.

O ETA foi fundado em 1952 e o seu primeiro atentado de grande repercussão ocorreu em 1968, com o assassinato de Melitón Mananzas, chefe da polícia secreta de San Sebastián e torturador da ditadura franquista.








Nenhum comentário: