sexta-feira, 13 de julho de 2007

O Canto dos Escravos




Há cerca de três meses atrás, estava eu descompromissadamente olhando os cds e dvds da loja Bemol, coisa que faço sempre.


Aquela visita habitual à loja terminaria da mesma forma que das outras vezes, ou seja, eu olharia, olharia e não compraria nada se não fosse uma grata surpresa. Eu encontrei o cd "O Canto dos Escravos", cuja obra procurava há um bom tempo pela internet. Inacreditável encontrar uma obra tão rara e tão espetacular na Bemol e por um preço acessível! O cd me custou apenas R$ 19,00!!!


O cd "O Canto dos Escravos" traz 14 vissungos extraídos da intensa pesquisa realizada por Aires da Mata Machado Filho, nos fins da década de 1920. Os vissungos são cantados por Clementina de Jesus, Geraldo Filme e Tia Doca. Além dessas 14 faixas, há duas faixas bônus, a saber "Quilombo de Dumbá" e "Chico Reina". Essas duas canções fazem parte da trilha sonora do filme "Chico Rei" e são um documento valiosíssimo, visto que são as duas últimas gravações da gloriosa Clementina de Jesus, que nos deixou há 20 anos.


Para quem aprecia a cultura afro-descendente e, sobretudo uma boa música, recomendo esta brilhante obra.

Um comentário:

Vissungo disse...

Pronto Aline,

Já achei a capa e o encarte aqui mesmo, com você. Só pra te animar mais, saiba que estou indo em Janeiro para pesquisar vissungos in loco, com um cineasta que estou assessorando osbre o assunto.

mais uma vez obrigado,
Abs