terça-feira, 10 de julho de 2007

REINO UNIDO APRESENTA SEU ENREDO



Há 123 anos, no dia 10 de julho de 1884, o presidente interino da Província do Amazonas, Theodureto Souto, abolia a escravidão no Estado, quatro anos antes da Lei Áurea assinada pela Princesa Izabel no dia 13 de maio de 1888.

Por conta disso, o dia de hoje, 10 de julho de 2007, foi escolhido pela escola de samba Reino Unido da Liberdade para anunciar o enredo de 2008, "Justa e Perfeita, a libertação dos escravos negros no Amazonas", de autoria de Bosco Saraiva.

A agremiação vai apresentar no carnaval do ano que vem a história e a influência da maçonaria na libertação dos escravos no Amazonas. "O então presidente da Província, Theodureto Souto, era Maçon Grão-Mestre e contou com o apoio de algumas lojas maçônicas no movimento para abolição da escravatura no Amazonas", justificou o presidente da Reino Unido da Liberdade, Jairo de Paulo Beira-Mar. As lojas maçônicas que Jairo se referiu eram a "Esperança e Porvir" e a "Amazonas II".O lançamento do enredo vai ocorrer a partir das 20h, na quadra da escola, na rua São Pedro, 195-B, Morro da Liberdade, Zona Sul de Manaus. "Este evento vai ser restrito a imprensa, aos compositores, aos membros da agremiação e aos maçons. O carnaval de 2008 para o Reino já começou", avisou o presidente.

Para desenvolver esse enredo, a agremiação convidou um dos grandes nomes da Beija-Flor de Nilópolis, atual campeã do Carnaval do Rio de Janeiro, o escultor Carlos Fernandes, mais conhecido como Shangai.

Shangai já realizou vários trabalhos na Reino Unido da Liberdade, na qual foi bicampeão pela agremiação em 1989 e 1990, com os enredos "Mãe Zulmira - o despertar de uma raça" e "Vem a mais de mil", respectivamente.

A cronologia do enredo da Reino Unido foi dividida em seis setores. O primeiro vai falar sobre a riqueza do "Continente Negro", a África. No segundo momento, a agremiação vai mostrar a chegada dos negros em Manaus como mercadorias. Na terceira parte, a Reino Unido vai apresentar as regiões onde viviam sem as subordinações dos senhores da época.

E é no quarto setor do enredo que a escola vai contar a história das maçonarias na ajuda da abolição dos escravos no Amazonas. No quinto e no sexto setor, a Reino Unido vai falar da liberdade e também da Mãe Zulmira, considerada a mãe do Morro da Liberdade.

Fonte: Diário do Amazonas - Caderno Blitz, página 7

2 comentários:

Pablo Lima disse...

clap, clap, clap!
to quase indo pro carnaval aí!

Aline Said disse...

huahuahua nao dá p vc vir p cá não pq eu já tô indo p aí!
bjooos