terça-feira, 9 de outubro de 2007

A Ponte de Waterloo


Ao rever pela milésima vez um curto filme sobre a vida da atriz Vivien Leigh, fiquei um tanto intrigada quando Vivien dizia que sua melhor atuação fora no filme "A Ponte de Waterloo".


Para mim, essa afirmação soava um tanto estranha. É que Vivien Leigh venceu dois Oscar como melhor atriz, ao interpretar dois papéis fantásticos, a saber Scarlett O'Hara (E o Vento Levou) e Blanche DuBois (Uma Rua Chamada Pecado).


Resolvi então comprar o filme "A Ponte de Waterloo" (Waterloo Bridge, 1940). Este veio diretamente de Hong Kong. Você deve se perguntar o porquê de Hong Kong! Simplesmente esse filme não foi lançado em DVD nem na Europa e nem nos EUA!!! ABSUUUUUUUUUUURDO! "A Porte de Waterloo" é o filme clássico mais adorado lá pelas bandas da China e, por isso, você só encontrará esse DVD por lá!


Mas vamos ao que interessa... assisti ao filme com muita atenção, no sentido de analisar a interpretação de Vivien Leigh como a jovem e sofrida Myra Lester.



A história se passa durante a Primeira Guerra Mundial. Myra Lester é uma bailarina que se apaixona pelo militar Roy Cronin. Eles se casam antes que Cronin siga ao front de batalha. Porém, a expectativa da volta de seu amado é interrompida após Myra tomar conhecimento pelos jornais de que seu marido fora morto.

Sem dinheiro e sem seu amor, Myra e sua inseparável amiga Kitty se tornam prostitutas. Um certo dia, ao caminhar pela estação de trem, Myra se depara com Cronin em carne e osso. A partir daí, Myra se encontra em um dilema: deve ela contar sobre seu passado como prostituta ou seguir em frente e viver em um conto de fadas com Cronin? Essa resposta não poderei dar...

Voltando ao assunto inicial, Vivien Leigh nos brinda novamente com uma performance magnífica e sua química com o belíssimo Robert Taylor é fantástica.

Levando em consideração que Scarlett O'Hara é hours-concours e que sua interpretação como Blanche DuBois é lendária, concordo com Vivien Leigh. Sua Myra Lester é realmente a melhor personagem da atriz em sua curta carreira cinematográfica.

5 comentários:

Pablo Lima disse...

ESSE ainda não vi; devo essa à mais ilustre filha de TARA.
ainda mais por saber q o posto de Scarlet está ameaçado.

Márcia Valéria Teixeira disse...

O filme realmente é ma-ra-vi-lho-so!!! A cena em que o casal se reecontra na estação do trem é demais. E quando ele vai procurá-la nos lugares mais sombrios e percebe a realidade da sua amada é emocionante. Robert com seu charme e Vivien com sua beleza tornam o filme arrebatador. Chorei copiosamente quando ela se joga da ponte. Falando assim pode até parecer um filme menor, mas "A ponte de Waterloo" é um clássico que nenhum amante da sétima arte pode deixar de ver e, se possível, ter. É um filme para os que amam e também para os que desejam amar. Imperdível!!!!

Anônimo disse...

Ando à procura do filme há já tanto tempo para o comprar e realmente nunca consegui, agora entendo o porquê!
Assisti o filme até metade e nunca soube o final da historia.Por isso fiquei sempre curiosa com o que terá acontecido. Nunca procurei ler pois sou daquelas pessoas que não gostam de saber os finais. Prefiro mesmo assistir.
É simplesmente um filme especial.
Como é que fez para o comprar em Hong Kong? Pode fornecer-me alguma dica?

Anônimo disse...

Belíssimo filme! Tive o prazer de assistí-lo numa dessas sessões da TV cultura há muitos anos e nunca mais tive a oportunidade de revê-lo.

PS: Só pra constar: Ela não se joga da ponte e sim se deixa atropelar por um caminhão do exército.

Anônimo disse...

Apenas acrescentando: Ela se deixa atropelar por um caminhão do exército que está cruzando a ponte. Uma novela da rede Globo de alguns anos,não me recordo o nome,fez uma referência ao filme quando realizou uma cena parecida com essa.