terça-feira, 9 de outubro de 2007

E O SAMBA TOMBOU...






























Terça-feira, dia 9 de outubro de 2007: data histórica para os não-doentes do pé em todo o território nacional. Isto porque as matrizes do samba do Rio de Janeiro - partido-alto, samba de terreiro e samba-enredo - receberam o título de Patrimônio Cultural do Brasil. Ou seja, já era hora de vermos o samba carioca como um bem tombado nacional!

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) declarou que o estilo musical criado na casa da Tia Ciata, na região da Praça Onze, nos anos 1910, como patrimônio cultural imaterial do Brasil. O título é concedido para as manifestações populares mais importantes do país.

Entre outros gêneros, como o frevo, em Pernambuco, e o tambor de crioula, no Maranhão, também é patrimônio imaterial do Rio o jongo, surgido na primeira metade do século XX no morro da Serrinha, em Madureira.



2 comentários:

Aline Said disse...

Que notícia fantástica Pablito!!!
O samba merece!!! Clementina, Roberto Ribeiro, Cartola, Mano Décio, Clara Nunes, Silas de Oliveira, Mestre Fuleiro, Mestre André, Carmen Miranda e tantos outros maravilhosos sambistas estão em festa!

Pablo Lima disse...

é verdade, cara said! tardou mas não falhou o justo reconhecimento q o samba merecia receber!

ainda vou enhcher com mais fotos este post; muita gente merece ser homenageada!