Terça-feira, dia 9 de outubro de 2007: data histórica para os não-doentes do pé em todo o território nacional. Isto porque as matrizes do samba do Rio de Janeiro - partido-alto, samba de terreiro e samba-enredo - receberam o título de Patrimônio Cultural do Brasil. Ou seja, já era hora de vermos o samba carioca como um bem tombado nacional!
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) declarou que o estilo musical criado na casa da Tia Ciata, na região da Praça Onze, nos anos 1910, como patrimônio cultural imaterial do Brasil. O título é concedido para as manifestações populares mais importantes do país.
Entre outros gêneros, como o frevo, em Pernambuco, e o tambor de crioula, no Maranhão, também é patrimônio imaterial do Rio o jongo, surgido na primeira metade do século XX no morro da Serrinha, em Madureira.
2 comentários:
Que notícia fantástica Pablito!!!
O samba merece!!! Clementina, Roberto Ribeiro, Cartola, Mano Décio, Clara Nunes, Silas de Oliveira, Mestre Fuleiro, Mestre André, Carmen Miranda e tantos outros maravilhosos sambistas estão em festa!
é verdade, cara said! tardou mas não falhou o justo reconhecimento q o samba merecia receber!
ainda vou enhcher com mais fotos este post; muita gente merece ser homenageada!
Postar um comentário