sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

11. taxi driver


Quando lembro de Martin Scorsese, duas obras-primas me vêm à mente: "Touro Indomável" é um épico do mundo das lutas e sempre me comoveram as aventuras de Jack La Motta, tanto dentro como fora dos ringues; Taxi Driver" é a outra obra do diretor novaiorquino que admiro, e as excessivas recorrências às imagens do filme me fazem crer que este é mesmo o melhor dele.
O clima sombrio do filme contrasta com uma possível pacata vida de taxista, vivida por um veterano de guerra,- Robert de Niro - que escolhe tal ofício, o de sair por aí a bordo de um yellow cab para sanar o vazio que a vida lhe ofereceu.
Inserido nesta viagem, o nosso protagonista tem como pano de fundo os becos e ruas mais obscuros de Nova York, local adequado para ele colocar em prática o seu principal plano, o de limpar das ruas toda sorte de desajustados- segundo ele, os negros e os drogados, entre outros.
No melhor estilo "os brutos também amam", o nosso ilustre motorista se apaixona por uma secretária do comitê de campanha de um senador. Com a repulsa dela, ele planeja um atentado ao senador e também retirar das ruas uma jovem prostituta - este o primeiro papel de Jodie Foster nas telonas. Daí em diante, só vendo o filme para entender os desdobramentos de um tipo de vida sem rumos, princípios ou perspectivas. A obra é um tratado sobre a solidão e atua como um exemplo pungente dos excessos criados pela contracultura moderna, como a obsessão e a anti-sociabilidade.
As caracterizações aprtesentadas po um explendoroso Robert De Niro, cujas variações no aspecto físico deixam o espectador com calafrios, é uma das tônicas do filme; a clássica cena em que o ator improvisa uma cena em que repete exaustivamente a frase "Are you talkin' to me ?", é uma das mais veneradas do cinema em todos os tempos - cujo vídeo mostra abaixo.

2 comentários:

Valéria Martins disse...

Oi, Pablo. Eu gosto desse filme, apesar de ser um pouco deprimente. E gosto do Touro Indomável também, mas esse eu acho muito deprimente! Prefiro o Scorcese debochado como em "Os bons companheiros". Viste esse? Bjs

Pablo Lima disse...

vi tudo do scorsese, e por mais de uma vez! fã de carteirinha! "casino" é um dos meus preferidos também!