terça-feira, 31 de março de 2009

28. mussapere (para Valéria)












Reedito esta postagem por dois motivos: quando este entrou em contato pela primeira vez com a virtuália, a caríssima Valéria Martins, do Pausa do Tempo (http://www.pausadotempo.blogspot.com/) estava em período de viagens e provavalmente, desapercebeu-se destes escritos; e também volto a isto porque o meu tio-avô, o lendário Natalício Moreira Lima, ou Nato Lima, ESTÁ NO Rio de Janeiro, com quem almoçarei com nesta quarta-feira, dia 1 de abril de 2009, em um charmoso bairro chamado Largo do Machado - onde, segundo o tio Nato, "perto do Palácio do Catete, local onde (o ex-presidente da República) Getúlio Vargas passou desta para melhor."


Falar de Nato Lima e dos Indios Tabajaras é sempre gratificante para mim: primeiro pelo contato direto que tenho com informações sobre eles, vindas de meu avô, Assis Lima, que possivelmente integrou a primeira formação do que viria a ser posteriormente a dupla "Os Índios Tabajaras", formada por dois de seus irmãos, Nato Lima e Tenor Lima. Depois surgem as imagens que crio em meus devaneios, ao imaginar toda uma série de situações pelos quais eles passaram, desde a infância no interior do Ceará, mais precisamente na Serra do Araripe, ao estrelato nas principais capitais das cidades do mundo. Os relatos que ouço desde criança formam um inventário de situações por mim recebidas que vivem a me emocionar e cada vez mais admirar as belas apresentações musicais que o duo de violões criou; entre estas clássicos da música internacional, como "Minute Walze" e "Mazurka" e também canções do domínio público brasileiro e do regional indígena, como "Asa Branca", "Hora Stacatto" e"Lua Girou".


No primeiro vídeo, Nato Lima (ou MUSSAPERE, que segundo o mesmo significa "FILHO NÚMERO TRÊS em seu idioma de origem) aparece em dois momentos: nos dias atuais, em sua casa em Nova York, em uma brilhante demonstração de sua técnica, e também em uma quando jovem apresentação com o irmão, Tenor Lima, da visceral "O vôo do besouro", do compositor russo Rimsky-Korsakov.
No segundo vídeo, momentos entre Nato e Tenor em caráter indígena, deixando claro muito da sua genialidade em ambos os estilos: o clássico e o rústico.





Nenhum comentário: