domingo, 15 de março de 2009

deuses em transe



Ao avistar a página sete de "O Globo" de ontem, percebo que o artigo do Zuenir Ventura trata do aniversário de Gláuber Rocha, que hoje completaria 70 anos. Sete vezes setenta, pausa no Zuenir e eu lembro de Barravento, de Deus e o Diabo, de Terra em Transe, de O Dragão da Maldade...

Voltemos ao citado artigo: ao falar do septuagésimo ano de Gláuber, ele lembra de coisas aparentemente invisíveis para mim - daí a importância dos grandes cronistas, nos fazer ver coisas embaçadas ou não-visíveis; de que o prório Gláuber vislumbrou que morreria cedo, de acordo com suas regras, superstições e profecias, o que aconteceu em 1981.
Na verdade, com tudo o que vi do Gláuber, o visionário, o reacionário, o impaciente, o falante, o contestador, pergunto a vocês em que tipo de transe o cara entraria ao (re)ver Sarneys, Collors, Delúbios, Valérios e outros tais?
ENQUANTO PROCURO O TEXTO DO ZUENIR PELAÍ", CITO O cineasta Walter Lima Jr., que certa vez disse, em entrevista ao jornal Fazendo Media,(http://www.fazendomedia.com/): "(...)queria ver se o Glauber estivesse vivo e vendo toda essa porcalhada que existe em Brasília hoje! Aposto que ele pegaria uma espada e faria justiça com as próprias mãos."

3 comentários:

Andrea Nestrea disse...

poxa, maravilha, não sabia do aniversário, mas acabei de ler uma matéria sobre a mostra de filmes e debates que vai rolar essa semana no tempo glauber, aqui no rio.
glauber é fundamental!
relevância máxima!
vou rodar mais pelo blog. adorei!
beijinhos!!

Valéria Martins disse...

Glauber era genial, mas é acusado de afastar o público brasileiro do cinema. Acho pesado acusá-lo disso, mas é difícil de gostar mesmo. O mais palatável para mim é Deus e o diabo na terra do sol.

Beijos!

Pablo Lima disse...

verdade, val, muita gente ligada ao cinemao popular - as chanchadas, por exemplo- sumiu das salas! mas normal isso, foi uma revolução estética, e deglutir um "terra em transe" é msm complicado!
mas deus e o diabo ainda figura, com sobras, como o melhor filme nacional, a meu ver! (: