sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

CÉU COM QUATRO DIAMANTES


Há 40 anos, mais precisamente em 1º de junho de 1967, foi lançado o então novo álbum dos Beatles, “Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band”, o mais clássico e divisor de águas álbum do rock-pop-universal music em todos os tempos! Quarenta anos depois de seu lançamento, ainda são ouvidos ecos do Sgt. Peppers, ecos estes que deixam os mais sectários adeptos de diferentes seitas cada vez mais perdidos com as notas e os acordes do wonderuful quartet.

Pouco conhecidas as canções na atualidade em relação à magnitude do que foi o trabalho na época, a capa do Sgt.Peppers está entre as mais famosas: lá podemos encontrar Oscar Wilde, Marlon Brando, Sigmund Freud, Carl Jung, Marilyn Monroe, Bob Dylan, Aleister Crowley, Albert Einstein, Lewis Carrol, O Gordo e o Magro, Edgard Allan Poe e Marlene Dietrich. Dizem as boas línguas que Jesus Cristo não entrou lá porque Lennon declarara, anos antes, que os Beatles eram mais populares do que o filho de Deus.






SGT PEPPER´S LONELY HEARTS CLUB BAND (Lennon/McCartney) Gravada em 1 de fevereiro a 6 de Março 1967.Paul compôs a música e divide os vocais com John e George. Tomada como uma introdução de todo o disco, tem barulhos de platéia como se fosse uma apresentação ao vivo. A faixa foi gravada já com o intuito de junção com a próxima música, apresentada como sendo de um tal de Billy Shears.

WITH A LITTLE HELP FROM MY FRIENDS (Lennon/McCartney)Gravada em 29, 30 de Março de 1967.Chamada originalmente de Bad Finger Boogie, quem canta é o próprio Ringo Star, com uma pequena ajuda dos amigos. Com alguns significados secretos, a música foi tomada como alusão às drogas e fez grande sucesso na voz de Joe Cocker em Woodstock.

LUCY IN THE SKY WITH DIAMONDS (Lennon/McCartney)Gravada em 01 e 02 de Março 1967. John tirou a idéia da música de um desenho de seu filho Julian, que mostrava uma amiguinha da escola chamada Lucy, no céu com diamantes ao lado. Mais tarde, foi dito que a música era uma alusão direta às drogas, tanto pela letra surreal como pelas iniciais das palavras Lucy, Sky e Diamonds, que formariam LSD. Mesmo desmentida por John, essa história dá pano para a manga até hoje. John canta e Paul além da 2ª voz e baixo, toca um cravo modificado. Em 1974, Elton John faria sucesso com a regravação da música, com a participação do próprio John.

GETTING BETTER (Lennon/McCartney) gravada em 09, 10, 21, 23 de Março 1967. Baseada em um comentário de Jimmy Nicol, baterista que substituiu Ringo brevemente numa excursão de 1964, quando este ficou doente.
FIXING A HOLE (Lennon/McCartney)Gravada em 09, 21 de Fevereiro 1967. Única canção dos Beatles gravada em outro estúdio em Londres, que não foi o Abbey Road. A base da música foi gravada em Regent Sound, pois Abbey Road no dia não tinha vaga, mesmo para os Beatles. Paul toca cravo.
SHE´S LEAVING HOME (Lennon/McCartney) Gravada em 17, 20 de Março 1967.
Baseada na história de uma menina que foge de casa, esta música não contou com nenhum Beatle na parte instrumental. Mike Leander regeu os violinos, os celos e a harpa.

BEING FOR THE BENEFIT OF MR. KITE (Lennon/McCartney) Gravada em 17, 20 de Fevereiro, 28, 29, 31 de Março 1967. John Lennon praticamente tirou toda a letra da música em um cartaz, que comprou em Kent, enquanto filmava o clip de Strawberry Fields. O cartaz falava sobre um antigo circo pertencente a um certo Mr. Kite. John Lennon confessou que compôs a música só para preencher sua cota de faixas em Sgt. Pepper. Os ruídos estranhos ouvidos no meio são obtidos por pedaços de fita de áudio picotadas e coladas aleatoriamente.

WITHIN YOU, WITHOUT YOU (Harrison) Gravada em 15, 22 de Março, 03, 04 de Abril 1967.Além de George, que canta, nenhum outro Beatle participou da gravação. Três cellos e oito violinos são incluídos sob a regência de George Martin. Sendo a única música de George no disco (a outra gravada, Only a Northern Song, foi rejeitada), "Within You, Without You" termina com risadas… Para alegrar um pouco, possivelmente.

WHEN I´M SIXTY-FOUR (Lennon/McCartney)Gravada em 06, 08, 20, 21 de Dezembro 1966. Cançãode Paul em homenagem a seu pai. Foi a primeira música a ser gravada para o disco, no final de 1966, junto com Strawberry Fields e Penny Lane. Músicos de estúdio tocam os três clarinetes.

LOVELY RITA (Lennon/McCartney)Gravada em 23, 24 de Fevereiro, 07, 21 de Março 1967.Outra música de Paul, desta vez em homenagem aos guardas de trânsito. Paul canta e toca piano. O solo de piano é feito por George Martin. Os estranhos sons ouvidos são de um papel soprado sobre um pente.

GOOD MORNING, GOOD MORNING (Lennon/McCartney)Gravada em 08, 16 de Fevereiro, 13, 28,29 de Março 1967.John tirou a idéia desta música de um comercial de cereal matinal, que viu na TV. Os trombones e saxes são dos membros do grupo Sound Incorporated. Vários sons de animais, como galinhas, gatos, leões, elefantes e até uma caçada a raposa são incluídos no final.

SGT. PEPPER´S LONELY HEARTS CLUB BAND - REPRISE (Lennon/McCartney)Gravada em 01 de Abril 1967.Pela primeira vez os Beatles reprisam uma música. Esta versão é menor e mais pesada do que a primeira e serve como uma ligação para a música que viria a seguir.

A DAY IN THE LIFE (Lennon/McCartney)Gravada em 21 de Abril 1967.Provavelmente o ponto alto do disco. John tirou a idéia da música de uma notícia de jornal sobre os buracos em Lancashire (como todas as outras desse disco, John buscou inspiração em alguma coisa… desenho, pôster, comercial - mas essa música pode-se tomar como base as viagens alucinógenas mesmo). O trecho do meio é praticamente uma outra música.

Além dos instrumentos dos Beatles, 40 músicos de estúdio fizeram a parte da orquestra, num crescente ensurdecedor. Um despertador disparado por Mal Evans pode ser ouvido, e no final da canção, após o toque final de piano a oito mãos que ressoa por quase um minuto, há a famosa freqüência aguda que só os "cães conseguem ouvir". Que venham os latidos e ganidos!

2 comentários:

Anônimo disse...

"I read the news today, oh boy..."

Salve os "fab four"! Você leu aquele livro do George Martin sobre as gravações deste disco? Sensacional!!! E foi Bruna Gala quem me emprestou, hehe.

Pablo Lima disse...

po, este livro não! troco o livro do martin por dvds do paulinho, do gil e mais imagens do caetano à moda de gal!