segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

TEN BEST TENNIS PLAYERS


1- BJORN BORG (Suécia)

Com esta fera em quadra, não tinha pra ninguém!!! O mais versátil, habilidoso e completo jogador de tênis que vi jogar impressionava pela frieza e pela variedade de jogadas que apresentava diante dos mais qualificados adversários. Por curiosidade, Borg nunca venceu o US Open- perdeu quatro finais em Nova York- e o Aberto da Austrália- dizia ele que não valia à pena viajar a Oceania com tantas quadras espalhadas pela Europa. Em compensação, o "Iceborg" levou a melhor em Winbledon por quatro vezes e ganhou cinco no saibro de Paris, o primeiro deles com apenas 17 anos.


2- PETE SAMPRAS (EUA)

Este talvez seja o tenista a ser considerado "imbatível" por excelência. Acompanhei praticamente a carreira inteira do Sampras- desde o seu primeiro título de Grand Slam, o massacre contra o arqui-rival Andre Agassi na final de 1990. Adepto do estilo força - com inigualável solução saque-voleio - , Sampras também possuía como poucos o perfil de jogar tão bem à rede quanto no fundo de quadra. Consagrou a famosa frase "prefiro cometer duplas faltas a levar winners indefensáveis" para justificar a potência do seu segundo serviço, quase sempre à mesma medida do primeiro. É até hoje o detentor do recorde de títulos de Grand Slam, 14 ao todo. Só não venceu em Roland Garros. Só lamento pelos franceses, o saibro é quem saiu perdendo nessa.



3-ROGER FEDERER (Suíça)

Dispensando apresentações, o atual número 1 chega com um slice de direita com efeito em top-spin! Está complicado bater o suíco, seja lá em que tipo de quadra. O bicho já levou 12 TROFÉUS de Grand Slam para casa e pelo visto quer mais...



4- JIMMY CONNORS (EUA)

Maior ídolo norte-americano no esporte, Connors travou batalhas homéricas contra Bjorn Borg e se consagrou como um dos atletas mais disciplinados e raçudos do tênis , pelas partidas memoráveis que disputou- Connors participou de 15 finais de Grand Slam, tendo vencido em sete delas.



5- IVAN LENDL (Tchecoslováquia)

Estamos diante do meu maior ídolo no tênis! Graças ao Lendl eu passei a admirar o esporte da bolinha verde como nunca. Quando comecei a acompanhar tênis, o tcheco estava no topo e não dava confiança para os principais adversários, entre eles os feras John Mcenroe e Mats Wilander. Travou também duelos sensacionais com o alemão Boris Becker, principalmente na grama inglesa. Tinha como poucos a qualidade e a variedade de jogadas como cartão-postal e a sua principal arma eram as passadas paralelas e cruzadas e os incríveis lobs que aplicava aos que gostam de ficar colado à rede! Subir à rede contra era dar chance ao azar, ou melhor, a sorte! sorte dos que sempre se deliciaram com suas belas e arriscadas jogadas! Sua sina foi não ter vencido em Winblendon, mas o tcheco levou três títulos em Roland Garros, três no US Open e duas na Austrália.
Obrigado, Ivan!


6- JOHN MCENROE (EUA)

O mais neurótico e desequilibrado tenista do planeta em todas as eras só poderia ser norte-americano! "Big Mac" dispensa apresentações pela boca suja e brigas com colegas, juízes, pegadores de bola, etc; mas também pela indefinível qualidade com que batia na bolinha! Levou quatro em Nova York e três em Winbledon; uma delas na partida que é considerada a maior em todos os tempos, em sua vitória contra Bjorn Borg na final de 1982(foto).









7- ANDRE AGASSI (EUA)

Ídolo pop e fera das quadras- em todos os pisos, diga-se de passagem, Agassi provou com seus altos e baixos como se cria um atleta com personalidade. As suas duas fases são marcadas visualmente pelo seu tipo de cabelo, pelas mulheres que teve e pela vontade de jogar. Explico: na primeira deu tudo errado; tinha excesso de cabelo, era casado com a mulher mais bela de todas (Brooke Shields), vivia mais de eventos sociais do que da profissão e acumulava fracassos com a raquete. Já na segunda virou um atleta de verdade, com incomparável preparo físico, exibiu a carequinha reluzente e trocou a "pretty girl" por ninguem menos que Steffi Graf, uma das maiores do tênis. O resultado com a segunda fase foi outro, e Andre arebatou oito Grand Slams e é um dos poucos até hoje que venceu nos quatro grandes templos do tênis.



8- Stefan Edberg (Suécia)

Considerado até hoje como o "rei do voleio", tamanha a habilidade com que destruía seus adversários jogando próximo à rede. Travou embates memoráveis com Boris Becker, André Agassi e Pete Sampras e sempre se manteve entre os primeiros enquanto esteve em forma. Levou cinco Grand Slams ao todo.





9- Gustavo Kuerten(Brasil)


O maior tenista brasileiro não poderia ficar de fora da listinha: GUGA simplesmente mudou a maneira de ser tênis no Brasil e foi um divisor de águas em toda a América do Sul pela consistência de seu jogo. Cravou três títulos em Roland Garros e uma Copa do Mundo em 2001, arrasando na final o seu maior rival, André Agassi (uns discordam e apontam o russo Evgeni Kafelnikov como o seu maior adversário, com quem travou batalhas homéricas, levando a melhor em quase todas).



10- Boris Becker (Alemanha)

O maior jogador alemão tinha como característica as subidas à rede e os acrobáticos voleios que dava junto à rede para pegar as bolas e evitar as passadas, principalmente na grama e no saibro. Levou seis torneios de Grand Slam e foi o mais jovem vencedor em Wimbledon, em 1984, então com 17 anos.










2 comentários:

Rose disse...

Adora uma lista... Não acompanho tênis, mas lembro do McEnroe quebrando uma raquete na rede.

Pablo Lima disse...

tem certeza que vc. se lembra de APENAS uma raquete quebrada pelo BIG MAC??