quarta-feira, 19 de agosto de 2009

MIL CLARICES EM OUTROS

"Neruda é extremamente simpático, sobretudo quando usa o seu boné(...) Pediu para ver as perguntas que eu iria fazer. Inteiramente sem confiança em mim mesma, dei-lhe as páginas onde anotara a perguntas, esperando só Deus sabe o quê. Ms o quê foi um conforto. Disse-me que eram muito boas e que me esperaria no dia seguinte. Saí com alívio no coração porque estava adiada a minha timidez em fazer perguntas."






"Eu tinha um pouco de medo do (Ferreira) Gullar, parecia-me que, com seu extraordinário poder verbal, eu seria aniquilada. Eu desconfiava que ele rejeitava a minha literatura. Mas o que fazer? Nada, senão continuar a gostar do que ele escrevia e escreve."



"Há mil Rubens dentro de Rubem Braga, é claro, assim como há mil 'clarices' em mim. E tanta coisa eu desconheço em Rubem que era melhor entrevistá-lo de vez. Pelo menos tentarei atenuar o seu mistério."

"Clarice Lispector - entrevistas", Editora Rocco, 2007.

Um comentário:

Paloma Flores disse...

Ah, eu a amo!
Tão perfeita e tão cheia de defeitos, como qualquer um de nós.
'Humanizada' é a palavra.



Ou talvez fosse 'foda'.