domingo, 2 de agosto de 2009

PASSOS DE AMADOR




Em meio à confusão gerada pela correria, a baiana acelerou o passo, tentando uniformizar o desfile, acompanhar a última ala que a metros de distância estava quando ao vislumbrar a tensão do público e entender o real espírito do carnaval, aquela pessoa começou a rodopiar na pista, a girar, a fazer do momento o delírio, de sonho, de mostrar ao mundo que era senhora de si mesma e dona do seu jeito particular de se expressar artisticamente.

Adapto a descrição que ouvi do pesquisador Felipe Ferreira ao rememorar um de seus momentos carnavalescos inesquecíveis, que ocorreu durante os dias de folia no ano de 1986.


Maior representatividade da presença feminina no carnaval brasileiro, as baianas presentes nas escolas de samba do Rio acabam de sofrer um, ao meu modo de entender, golpe dos mais duros.
Alguns insatisfeitos com as normas que regem a organização do carnaval do Rio de Janeiro resolveram mudar as regras da competição e inserir como quesito de julgamento a apresentação das baianas organizadas em alas. Sendo assim as baianas agora serão julgadas por "subjetivos" critérios técnicos e tal julgamento vai influenciar a colocação da escola no desfile do próximo ano.







Reduto maior da valorização da mulher no meio cultural e artístico brasileiro, as baianas, com a mudança, podem estar perdendo a sua valiosa identidade; o arquétipo da baiana valoriza-se por características como experiência, lealdade e conhecimento carnavalesco: o caminho de "toda" menina que passa pela escola-mirim, torna-se passista e depois porta-bandeira é, um dia, ver-se valorizada como baiana, ou seja, o exemplo é um dos poucos em que a mulher idosa no país tem reconhecida o seu mais expressivo valor.
Infelizmente muitos tecnocratas ditam as ordens no meio cultural e artístico brasileiro e teimam em ver que o mundo do qual discordam caminha rumo a um amadorismo excessivo, em que tudo precisa ser profissionalizado e modernizado conforme os seus pontos de vista. Mas quem poderia dar mais passos, ou giros, ou rodopios de amador tal persona que atua em detrimento de uma tradição poucas vezes vista como ideal para a valorização da imagem feminina em todos os tempos??

OU SERÁ que quem vê a situação com engano aqui sou eu e as jovens vislumbram atualmente o posto de rainha de bateria ou o os principais flashes das câmeras fotográficas que tornam simples foliões em celebridades da noite pro dia ?




Nenhum comentário: