quarta-feira, 5 de agosto de 2009

LETRAS para ELES




MENINO DO RIO
Fiz por encomenda da Baby Consuelo, que me pediu uma música para o Peti, um sufista aqui do Rio que era muito meu amigo, andávamos juntos, íamos ao cinema. Ele foi lá em casa um dia e me lembrei do pedido da Baby. Fiz a música em poucos minutos, conversando com Dedé e ele e cantando baixinho ao violão.

MANHATÃ
É uma de minhas canções favoritas. A dediquei a Lulu Santos, porque lembrava de ouví-lo uma vez, quando nós dois estávamos em Manhattan, ele pronunciar assim: MANHATÃ!.
Logo me lembrei de uns versos do trecho épico de Sousândrade que os irmãos Campos apelidaram de "O Inferno de Wall Street", em que a palavra Manhattan aparece como um oxítono rimando com uma palavra portuguesa em "ã". Depois descobri, pelo próprio Lulu, que Cazuza já tinha feito uma música com título idêntico.
Acho a letra cheia de idéias boas, de ecos verdadeiros do meu sentimento por Nova York.


FORÇA ESTRANHA
Fiz para o Roberto Carlos, assim como também "Muito Romântico" e "Como Dois e Dois"; Força Estranha é uma de minhas melhores letras, é a minha canção preferida de minha mãe como também de muitos da minha família. E é otimo que tenha sido pro Roberto, penso nele tendo a consciência do quanto é bom que o chamemos sempre de rei.

SAUDOSISMO
Bem do início do Tropicalismo, fiz logo que me mudei para São Paulo. É para o João Gilberto, ou melhor, é um acerto de contas com a Bossa Nova.


ONDE O RIO É MAIS BAIANO
Durante muitos anos, Jamelão foi à festa de Iemanjá, em Salvador, no Rio Vermelho. Ficava de pé nas pedras, todo de branco, jogava flores, pedras, acompanhava o ritual. Tod mundo ali sabia quem era. Fiz pensando nele. Gostava muito de ver aquele homem, que parecia uma entidade.

O LEÃOZINHO
Fiz para o contrabaixista Dadi, amigo que adoro. Ele é de leão, assim como eu.

Nenhum comentário: