segunda-feira, 3 de agosto de 2009

letras para ELAS




BABY
Fiz para GAL, e foi a primeira canção a usar a expressão baby. Além disso, trazia uma frase em inglês; houve um momento em que me arrependi desses artifícios, mas noutras ocasiões fiquei feliz de, naquela fase, ter sido meio pioneiro.

DOM DE ILUDIR
Fiz para Maria Creuza. Ela me pediu uma canção respondendo, ponto por ponto, à letra de "PRA QUE MENTIR", de Noel Rosa. A minha é uma letra transfeminista.

ECLIPSE OCULTO
Acho esta muito engraçada, fala de uma transa que não deu certo. É totalmente documental: "na hora da cama nada pintou direito", os blues do Djavan, tudo. Tanto que a outra pessoa, ao ouvir a música, disse. "você botou todos os detalhes!"
O Djavan e o Chico (Buarque) vivem dizendo: "Minhas músicas nada têm a ver com a minha vida, não porcurem semelhanças porque elas não tem nada de autobiográfico".
As minhas, BEM AO CONTRÁRIO, são todas autobiográficas. Até as que não são, são.

ESCÂNDALO
ÃNGELA RORÔ me pediu uma música, e ocmo tinha havido uma uma briga entre ela a e namorada, que terminou na polícia e saiu nos jornais, fiz essa, aproveiando o escândalo em torno do nome dela.

ESTE AMOR
Fiz para DEDÉ (GADELHA, primeira esposa). É lindíssima, sobretudo a primeira parte, que começa com "se alguém pudesse ser um siboney", é mesmo linda.
Comecei a letra a partir de um texto de KAFKA, que começa assim: "se alguem pudesse ser um pele vermelha e sair pelas pradarias". Eu mudei para siboney, que são os índios que habitavam a ilha de Cuba pré-colombiana.

VOCE É LINDA
Fiz para uma menina chamada CRISTINA, de quem eu gostei muito intensamente na BAHIA, nos anos 80, e que morava em Ondina, em frente à minha casa.

Nenhum comentário: