sábado, 15 de agosto de 2009

num certo rancho em BETHEL




O plano era receber 50 mil pessoas, e foram 400 mil; a intenção era arrecadar uns poucos dólares com ingressos baratos, mas a multidão invadiu o espaço e QUASE ninguém pagou pra ver os shows; a idéia era contratar meia dúzia de grupos de rock sem muita expressão, mas por lá aportaram gente do quilate de JOE COCKER, RITCHIE HAVENS, JIMMY HENDRIX, CARLOS SANTANA, JOAN BAEZ, RAVI SHANKAR E JANIS JOPLIN.


Quando o fazendeiro MAX YASGUR aceitou alugar o seu sítio na inexpressiva cidade de Bethel, em Nova York, ninguem poderia imaginar que falaríamos com tanta devoção do maior espetáculo de rock de todos os tempos!
Se hoje comemoramos exatos 40 anos do festival de Woodstock, é fértil lembrar que muito do que ali se profetizou não se realizou na história: idéias de paz, amor e não-violência e utopias de uma sociedade anticompetitiva e apolítica não saíram do imaginário dos espectadores que se amontoaram em Bethel durante os dias 15 e 17 de agosto de 1969.

Mas na verdade, quem quer saber disso?? O que importou ali foram as memoráveis apresentações dos grupos de rock que por lá passaram, com momentos dos mais paradoxais possíveis em termos de proposta. Mas como não ser paradoxal em um evento patrocinado por jovens capitalistas que se tornou o maior movimento de contra-cultura da história??

Nenhum comentário: