domingo, 12 de abril de 2009

PÁSCOA rima com... CARNAVAL !

















A exatos 309 dias do carnaval 2010, urge tratarmos da maior festa popular do planeta por um simples e único motivo: não há dia mais importante -excetuando-se os 4 dias de carnaval, claro!- para o folião em todo e qualquer lugar do mundo do que o DOMINGO DE PÁSCOA!
ISSO MESMO! Páscoa rima com carnaval!!!!! Coloquem de vez esta importantíssima informação na cuca: a data do carnAval é calculada de acordo com o domingo de Páscoa! para mostrar isto, vamos calcular quando será o carnaval em 2010???


Independentemente dos INSATISFEITOS, que amam se acabar como folião mas odeiam o almoço de família no domingo de Pascoa, a data do carnaval é calculada de acordo com a Páscoa e varia conforme o início do período de Quaresma. Como a Páscoa ocorre sempre no DOMINGO seguinte à PRIMEIRA LUA CHEIA após o EQUINÓCIO de MARÇO (equinócio é o dia da mudança de estação; no nosso caso, é a mudança do verão para o outono, que SEMPRE cai em 21 ou 22 de março) e a QUARESMA dura 46 dias, a TERÇA-FEIRA DE CARNAVAL acontecerá sempre 46 dias antes do DOMINGO DE PÁSCOA.


Complicado? Que nada! vamos em frente ! pra calcular a data do próximo carnaval é necessário saber:


1- descobrir o dia do equinócio de março: 22 OU 23 DE MARÇO

2- descobrir quando será a primeira lua cheia após este equinócio: será em 30 de MARÇO

3- descobrir o dia da Páscoa, que será no primeiro domingo depois da referida lua cheia: 4 de ABRIL

4- voltar 46 dias em relação à Páscoa; O quadragésimo-sexto dia antes da Páscoa será a terça-feira de carnaval- descontando 46 dias a partir de 4 de abril, a nossa estimadíssima terça-feira de carnaval cai em 16 de fevereiro !!
LOGO, OS PRÓXIMOS quatro dias de folia serão de
13 A 16 DE FEVEREIRO DE 2010!
Ainda parece difícil fazer o cálculo? QUE NADA! CONTAGEM REGRESSIVA AÍ, GENTE!!!!!!!

Um comentário: