terça-feira, 2 de junho de 2009

aforismos e delírios CUBANOS

"Inferno", Luca Signorelli, 1501.



A vida deve ser regida por duas cláusulas:Todo ser humano tem direito de fazer o que tiver vontade. E a segunda: ninguém é obrigado a obedecer à cláusula anterior."


"Amo as cicatrizes, não as feridas." "Eu no êxtase, pendurado no vazio. Pensando em nada. É maravilhoso ficar pendurado no ar, de frente para o mar, com essa brisa fresca de junho, e muito silêncio em torno. Então, não se pensa em nada. Posso pensar em nada porque estou flutuando, entrando dentro de mim e sem procurar nada. É um milagre em meio a esta tormenta e estes naufrágios. Um milagre dentro de mim. "







"Só uma arte irritada, indecente, violenta, grosseira, pode nos mostrar a outra face do mundo, a que nunca vemos ou nunca queremos ver".



"Por sorte, sempre tive um refúgio
à prova de balas:
me fecho dentro de
mim mesmo,
como uma ostra, e tento fabricar pérolas.
Assim esqueço todo o resto."


"Agora estava treinando para não levar nada a sério. O homem pode cometer muitos erros pequenos, e não tem importância. Mas se os erros são grandes e pesam em sua vida, a única coisa que ele pode fazer é não se levar a sério. Só assim evita sofrer. O sofrimento prolongado pode ser mortal."




"E eu queria viver. Simplesmente viver. Sem pressões. Talvez com algum dia feliz. E reduzir as angústias. Isso é imprescindível: reduzir as angústias. Quem sabe seja só uma questão de mudar de ponto de vista. É preciso estar plenamente presente onde a gente se encontra, e não escapar sempre."


POR Pedro JUAN GUTIERREZ(foto), escritor cubano, autor de "Trilogia Suja de Havana, "Animal Tropical", entre outros.

5 comentários:

Tatah Marley's Confissões disse...

questões interessantes mais nao tanto quanto as do seu..!
x)

'"E eu queria viver. Simplesmente viver. Sem pressões. Talvez com algum dia feliz. E reduzir as angústias.'

Essa parte foi maravilhosa!
posso te linkar?
:)

Pablo Lima disse...

CLARO! fique à vontade! apareça sempre!

Anônimo disse...

por acaso vc é o pablo que foi na palestra do pedro juan, aqui em SP?

Paloma Flores disse...

Gostei muito das frases de hoje, mas a que mais me chamou a atenção foi essa: "Amo as cicatrizes, não as feridas." Fiquei pensando...
Também amo as cicatrizes das feridas que já tive e tudo o que aprendi com elas.
Figurativamente falando, claro...

Pablo Lima disse...

vivas para o mundo figurativo e suas metáforas, srta. flores!
e gutierrez sabe enxergar isto como poucos!