terça-feira, 16 de junho de 2009

COSTELLO EM doze MÁXIMAS (ou notas!)


"Knives", Andy WARHOL





1. Para compor canções, há uns cinco assuntos: "Eu deixei você; Você me deixou; Eu quero você; Você não me quer; Acredito em alguma coisa". Cinco temas e doze notas.


2. Todos nós não passamos de animais. É só o que nós somos e tudo o mais não passa de uma rebuscada justificativa de nossos instintos. É daí que vem a música. E a poesia romântica. E, principalmente, os romances ruins.


3. A felicidade não é um desses bilhetinhos da sorte que vêm dentro de um biscoito. É algo mais profundo, mais vasto, mais divertido e mais arrebatador. Mas não sou lá grande coisa para transmitir alegria.


4. É muito importante conceder-se o direito de mudar de idéia. Porque, se a gente consumir toda a nossa energia em pôr a porta abaixo, o que é que vai fazer quando entrar lá?


5. A suposição de que uma coisa não é para nós é uma suposição que, cedo ou tarde, pode ser desfeita.


6. Vi um monte de lugares exóticos, no meu trabalho e em todas as minhas viagens. Mas o lugar que ainda quero ver é o que está nos olhos de alguém. Sabe como é: viaje menos, veja mais.


7. Leia revistas à margem da industria da música. É aí que está a maior parte das músicas interessantes.


8. Antigamente o pessoal levava as coisas numa boa, não é mesmo? Eles tinham os blues, naquele tempo. Entendiam a idéia dos blues.



9. Até 1971, eu não tinha nenhum disco LP do Bob Dylan. Para mim, ele era um grande artista de compactos. A gente ouvia Dylan no rádio. Que coisa chocante viver num mundo onde havia Manfred Mann, os Supremes, Engelbert Humperdink e lá vem “Like a Rolling Stone”. Era um mundo ótimo, um tempo empolgante.


10. Todas as canções são motivadas por vingança ou culpa. Eu falei isso? Eu devia estar entupido de Pernod.


11. Canções são mais fortes do que livros.


12. Nas canções de John Lennon, as pessoas tendem a destacar os versos que soam como epitáfios ou cartões de felicitação.

2 comentários:

Carolina disse...

Adorei o post! Muito bom mesmooo!
bjos meus

Pablo Lima disse...

legal! seja bem-vinda, apareça sempre!