quinta-feira, 18 de junho de 2009

PAUSA PARA ANOMIAS...



















Por Cora Rónai, tornado público no Jornal "O GLOBO" em 18 de junho de 2009.

Nunca antes na história desse país se viu tanta roubalheira e tanto descaramento num endereço só. O Senado está abusando da paciência dos brasileiros, e o pior é que, pelo que se vê, pode abusar à vontade. O máximo que acontece a um senador pego em flagrante é ter de devolver o produto do roubo -- como se, com isso, ficasse tudo bem. E fica, não fica?

Os princípios básicos da moral e da justiça não valem no Congresso Nacional, onde a imunidade parlamentar, instituída com o nobre intuito de defender a democracia, virou uma excrescência insólita que apenas garante a impunidade dos criminosos. É assustador (e nojento) perceber que, no Congresso Nacional, exibe-se hoje o que o Brasil tem de pior, a começar pelo coronel José Sarney, nos tomando a todos por otários. Ele tem razão, porque aqui estamos, otários que somos, pagando os impostos mais pesados do mundo para que nada jamais falte às excelências, suas famílias e agregados. Ele tem razão também quando diz que a atual crise não é sua, mas do Senado. Num senado decente, ninguém lhe daria bom dia, e os demais senadores teriam vergonha de serem vistos em sua companhia. Pois lá não só o elegem presidente da casa, como fazem questão de abraçá-lo depois de um discurso sem-vergonha como aquele de terça-feira.

Está ficando muito cansativo falar sobre a roubalheira, ler sobre a roubalheira, escrever sobre a roubalheira. Um escândalo é sepultado por outro que é enterrado por um terceiro e assim sucessivamente.

As manchetes de hoje são iguais às do mês passado e serão iguais às do mês que vem; nem os personagens mudam. A crônica que foi escrita no começo do século e do milênio poderia ser republicada ano após ano, ano após ano, ano após ano... Os safados estão conseguindo nos vencer pelo tédio.






































3 comentários:

Paloma Flores disse...

Também deixo aqui, então, a minha careta de raiva. X(

Pablo Lima disse...

não me lembro de ter postado algo tão indignado; como disse certa vez o diretor de cinema Walter Lima Jr: "SE GLÁUBER fosse vivo hj, entraria naquela maldita casa com um punhal e faria justiça com as próprias mãos"

Valéria Martins disse...

Eu voto no Jack Nicholson pra assustar esses caras!