quarta-feira, 24 de junho de 2009

RETIRADA RUSSA


Quem pensou em grandes confrontos mundiais e ampla movimentação de tropas pelos solos gélidos do leste europeu, enganou-se fácil ! O CLIMA aqui é oposto ao da guerra, já que falaremos de ARTE, e de duas das mais célebres: A DANÇA E A MÚSICA.
Neste caso, o ano era o de 1974, e motivos tinham de sobra para sair de sua terra natal, no caso a Rússia, dois dos mais célebres ícones de seus gêneros artísticos; na dança, Mikhail BARYSHNIKOV, ESTRELA-MAIOR do balé KIROV, de LENINGRADO, desertou de seus país natal indo mostrar todo o seu talento em países do Ocidente, embrenhando inclusive pela dança moderna. Diria ele anos mais tarde: "Na URSS, tudo caminha muito lentamente, e com o balé não seria muito diferente; nos dão apenas 1 balé por ano e isso é muito pouco para mim".
O mesmo aconteceu com aquele que é considerado o maior violoncelista do século XX! MSTISLAV ROSTROPOVICH teve problemas com autoridades soviéticas e acabou indo para Londres, onde ficou até seus últimos dias; tudo porque ROSTROPOVICH fora acusado de apoiar dissidentes de seu país e, com isso, passou a receber sanções de toda parte, tendo assim sua participação em apresentações e turnês proibida EM TODO o mundo.
Abaixo uma quase insuperável apresentação de ROSTROPOVICH, com o PRELÚDIO da suíte número 1 de Sebastian Bach:

2 comentários:

Valéria Martins disse...

Que linda ilustração!

Tudo bem com você?

Bjs

Pablo Lima disse...

tudo ótimo, cara val! a ilustração parece conosco dançando nos salões! (: