quinta-feira, 30 de abril de 2009

13 anos "sem-rodovia"




A cruz marca momentos de desespero e crueldade registrada en fins de abril de 1996.


Com o "intuito" de desobstruir uma rodovia no município de Carajás, no Pará, 156 policiais militares entraram em confronto com os sem-terra que a haviam ocupado. O conflito ocorreu quando 1.500 sem-terra que estavam acampados na região decidiram fazer uma marcha em protesto contra a demora da desapropriação de terras, principalmente as da Fazenda Macaxeira.




O saldo: 19 camponeses mortos!


O episódio ficou conhecido como o " Massacre de Eldorado dos Carajás". A Polícia Militar foi encarregada de tirá-los do local porque estes estariam obstruindo a rodovia PA-150, que liga a capital, Belém, ao sul do estado.
Válido lembrar que o processo judicial que tratou dos assassinatos das 19 vítimas se "arrastou" na Justiça do Pará, chegando ao fim de 1999 SEM RESPONSABILIZAR E PUNIR ninguém pelo massacre.



quarta-feira, 29 de abril de 2009

FOUR times ON four giants


Os quatro DEDOS do meia russo ARSHAVIN, jogador do Arsenal, mostram que nem sempre usamos uma imagem com o real sentido que ela poderia significar. Como aqui quero remeter à supremacia dos quatro clubes de futebol mais famosos da Inglaterra, a imagem caiu como uma luva - não de goleiro, pois estes no Reino Unido vivem a sofrer nos últimos anos. Na verdade, a mão do russo comemorava os quatro tentos marcados numa única partida, mas talvez isto não caia bem por aqui por alguns motivos; pois aposto que alguns dos meus queridos amigos que aqui vêm de quando em vez vão estranhar dois posts seguidos sobre futebol; ou ainda, a terceira postagem entre as quatro últimas.

Mas EXPLICO: pesam algumas coincidências, entre elas o fato de alguns dos principais campeonatos estarem em fase decisiva: mas cabe a explicação porque os visitantes assíduos aqui estão acostumados a delírios sobre cinema, literatura e aforismos de variadas naturezas. Mas como o futiba também está no rol das maiores paixões, o momento agora se faz mais do que oportuno. POIS BEM:
Há muito quero tratar da primazia do futebol praticado pelos clubes ingleses nos últimos três anos; e o que me motiva mais a tratar sobre isto não é apenas a excelência apresentada pelo futebol MUITO bem jogado; é também a resistência de alguns metidos a boleiros" que insistem em não aceitar que a pelota praticada na terra da Rainha SOBRA A OLHOS VISTOS! Desde longa data os ingleses olham pro resto do mundo pelo retrovisor!
No ano passado, três dos principais clubes ingleses - Manchester United, Chelsea e Liverpool - CHEGaram ENTRE OS QUATRO MELHORES DA EURO champions league, o maior campeonato de clubes em todo o mundo. Não satisfeitos em terem feito a final da mesma competição no ano passado - entre Manchester e Chelsea - OS INGLESES repetiram a dose este ano e confirmaram três nomes novamente entre os quatro dA SEMI DA euro- arsenal, manchester e chelsea!
Além DAS CAMPANHAS irrepreensíveis, o próprio cameponato inglês vem dando exemplos de excelência, vide os jogos sensacionais que tivemos: uma semana após a segunda partida que eliminou o liverpool-um maravilhoso empate contra o rival chelsea por 4 x4 - a premier league aprontou das suas e nos deliciou com um jogo difícil de ser superado este ano : outro estupendo empate em quatro gols entre LIVERPOOL E ARSENAL, onde os 4 dedos de arshavin deram o ar de sua graça!
Os ingleses sobram porque fazem uma mistura de competência, cosmopolitismo e futebol-arte, pois possuem o campenato mais organizado do planeta, possuem em seus elencos craques de todo e qualquer lugar do mundo - o argentino Tévez, o espanhol Fábregas, os africanos Essien, Drogba e Adebayor e os brasileiros Anderson e Alex - e prezam o futebol jogado ofensivamente, com velocidade, entrosamento, realização de jogadas taticamente perfeitas, ao contrário do que vem acontecendo com os vizinhos italianos, alemães e franceses.
Se os dedos de Arshavin resolverem dar o ar da graça em novas aparições, apostemos nos múltiplos de quatro - ou de cinco, já que o russo é craque de MÃO CHEIA - nos próximos momentos do "english soccer" ao redor do mundo!

















segunda-feira, 27 de abril de 2009

sábado, 25 de abril de 2009

chegou a hora!



Mais um domingo de decisão no futebol do Rio de Janeiro, e pela terceira vez seguida Flamengo e Botafogo vão disputar o caneco! Nas duas últimas vezes, em 2007 e 2008, deu FLA (felizmente!) E AGORA os possíveis maiores rivais da CIdade maravilhosa ESTARÃO DE NOVO FRENTE A FRENTE!


haja tensão! Pra variar, eu e papai repetiremos o antigo de hábito de arrumar um local na arquibancada pra acompanhar bem de perto as finais, que rolam nos dois próximos domingos, 26 de abril e 3 de maio!


















CRAVOS, feixes E ROSAS



O levante militar do dia 25 de Abril de 1974 derrubou, num só dia, o regime político que vigorava em Portugal desde 1926; e enquanto uma coluna de blindados ocupava a Praça do Rossio e a população abastecia os soldados com comida e água, uma vendedora de flores resolveu oferecer cravos, que os soldados puseram nos canos das armas; tudo isto num país sem liberdade política, com a imprensa censurada e dando conta de guerra colonial em Angola, Moçambique e Guiné Bissau, sem solução militar à vista.












sexta-feira, 24 de abril de 2009

CAI A TARDE...



A olhos vistos, o entardecer em um dia comum numa cidade como a do Rio de Janeiro nada deve ter de diferente; quem assim pensou tem ampla razão, porque a travessia realizada em uma das barcas que fazem a travessia a Niterói nada de novidade apresentou: o mesmo sol, a mesma (proposta de) lua, o memo "zóio do meu amor, ENFIM, um dia a mais na rotina de estudante de Jornalismo.

O fato é que neste dia comum de céu claro do primeiro semestre do ano de 2000 assisti em uma das aulas da disciplina "Teoria e Linguagem Cinematográfica" ao filme
"Meshes of The Afternoon", da ucraniana até então por mim desconhecida Maya Deren(fotos abaixo).


Ainda estarrrecido com as complexas e (então pra mim e pra maioria) surrealistas imagens, o filme aposta na subjetividade do comportamento humano como forma de explicar as nossas próprias contradições; tesouras cortando a tela, vasos sendo quebrados ao chão, objetos do cotidiano sendo "relativizados", situações sendo desequilibradas, em contraposição ao comum do que a maioria do "mundo normal" - incluam nesta os estudantes de comunicação, em principal foco os estudantes daquela turma - trouxeram certa perplexidade à maioria.
Acabo de ficar sabendo que outras obras da cineasta aportaram pelo Rio de Janeiro em março, e lamento que o meu contato com o trabalho dela tenha se dado apenas numa tarde em que as travessias e delírios eram constantes

Nascida na Ucrânia em 1917, Maya apostava em trabalhos que ignoravam limites narrativos e estéticos. Não à toa foi considerada a avó do cinema experimental. E é óbvio que depois da experiência oferecida por Maya. AS TARDES de deleite nas barcas da já citada travessia não foram mais as mesmas, tanto pelas aventuranças artísticas quanto pelas observações dos astros.



















quinta-feira, 23 de abril de 2009

BRAHMS, grades e KAFKA (K.???)



estava escutando BRAHMS em Filadélfia em 1942. Numa vitrola pequena. o segundo movimento da segunda sinfonia. bebia devagar um vinho do PORTO e tragava um charuto ordinário.
BATIDA NA PORTA. pensei que fosse algúem para me entregar o prêmio Nobel ou Pulitzer.
ERAM DOIS sujeitos enormes com cara de burros e grossos.

BUKOWSKI?

é.

mostraram o EMBLEMA: F.B.I.

NOS ACOMPANHE. melhor vestir o casaco. vai se ausentar por uns tempos.

Não sabia o que tinha feito. nem perguntei. um deles tirou o Brahms da vitrola. descemos a escada e saímos na rua. continuei me esforçando para lembrar o que podia ter feito e a única coisa que me ocorria é que, talvez, de porre, houvesse matado alguém.

(...) me levaram lá pra baixo, pra uma cela de cor laranja. era sábado de tarde. do ouro lado da rua havia uma loja de discos. o alto-falante tocava música para mim. sentia vontade de chorar, mas não saía lágrima alguma. era só uma espécie de tristeza, de náusea.

A PRISÃO DE MOYAMENSINGME LEMBRAVA UM CASTELO ANTIGO. 2 vastos portões de madeira abriram pra me acolher. até hoje me admiro que não tivéssemos que passar por cima de um fosso.


A ESSA ALTURA JÁ SABIA; tinha perguntado no caminho. FUI CONVOCADO (pelo exército) e não me apresentei.
tem duas coisas aqui que ninguém topa: recruta que não se apresenta e EXIBICIONISTA TARADO.

mas sou de fato inocente. me mudei e esqueci de deixar o novo endereço na junta de recrutamento. botaram os caras atrás de mim e agora tô em cana.

mas agora só penso em catar os piolhos. comecei a catar e matar os meus. eu tinha 13 e o meu parceiro de cela 18. os meus fui colocando em cima da mesinha de MADEIRA.


Excerto de 'Fabulário Geral do Delírio Cotidiano", Charles Bukowski.







terça-feira, 21 de abril de 2009

longos DOIS minutos em 27 / Nissan / 5769




Dois minutos; 6 milhões de judeus; 27 / Nissan / 5769 (ou 21 de Abril de2009); 10 da manhã em Israel; 4 da manhã em Brasília: as sirenes tocaram durante 120 segundos em homenagem aos mortos entre 1939 e 1945 no Dia da Memória e do Holocausto.




liberdade AINDA que tardia


Na segunda respiração da vida, a atmosfera é mais querida.
Jack Kerouac

segunda-feira, 20 de abril de 2009

domingo, 19 de abril de 2009

no princípio era o texto 8 - SARAMAGO & FONSECA




81. Memorial do Convento, José Saramago:
D. João, quinto do nome na tabela real, irá esta noite ao quarto de sua mulher, D. Maria Ana Josefa, que chegou há mais de dois anos da Áustria para dar infantes à coroa portuguesa e até hoje ainda nao emprenhou.

82. Gazela, Rubem Fonseca:
O senhor talvez pense que estou bêbado, mas não estou bêbado porra nenhuma! É esta história que me deixa tonto, nunca contei nada para ninguém, na verdade, quem me parece bêbado é o senhor.
83. A Grande Arte, Rubem Fonseca:
NÃO ERA uma ferramenta como as outras. Era feita de material de qualidade superior e o aprendizado do seu ofício muito mais longo e difícil. Pra não falar no uso que dela fazia o seu portador. Ele conhecia todas as técnicas do utensílio, era capaz de executar as manobras mais difíceis com inigualável habilidade, mas usava-o para escrever a letra P, apenas isso, escrever A LETRA P NO ROSTO DE ALGUMAS MULHERES.

84. Todos os Nomes, José Saramago:
Por cima da moldura da porta há uma chapa metálica comprida e estreita, revestida de esmalte. Sobre um fundo branco, as letras negras dizem CONSERVATÓRIA GERAL DO REGISTRO CIVIL. O esmalte está rachado e esboicelado emalguns pontos. A porta é antiga, a última camada está a descascar-se, os veios da madeira, à vista, lembram uma pele estriada.

85. Beijinhos no Rosto, Rubem Fonseca:
"A sua bexiga terá que ser removida inteiramente", disse Roberto. E nesses casos prepara-se um lugar para a urina ser armazenada, antes de ser excretada. Uma parte do seu intestino será convertida num pequeno saco, ligado aos ureteres. A urina desse receptáculo será direcionada para uma bolsa colocada em uma abertura na sua parede abdominal. Estou descrevendo esse procedimento em linguagem leiga para que você possa entender. Essa bolsa será oculta pelas suas roupas e terá que ser esvaziada periodicamente. Fui claro?
86. As Intermitências da Morte, José Saramago:
NO DIA SEGUINTE NINGUÉM MORREU. O facto, por absolutamente contrário às normas da vida, causou nos espíritos uma perturbação enorme, efeito em todos os aspectos justificado, basta que nos lembremos de que não havia notícia nos quarenta volumes da história universal, nem ao menos um caso para amostra, de ter alguma vez ocorrido fenômeno semelhante.


87. O Cobrador, Rubem Fonseca:
EXISTEM pessoas que não se entregam à paixão, sua apatia as leva a escolher uma vida de rotina, onde vegetam como "abacaxis numa estufa de ananases", como dizia meu pai.


88. História do Cerco de Lisboa, José Saramago:
Disse o revisor, Sim, o nome deste sinal é deleatur, usamo-lo quando precisamos suprimir e apagar, a própria palavra o está a dizer, e tanto vale para letras soltas como para palavras completas,



89. Vastas Impressões e Pensamentos Imperfeitos, Rubem Fonseca:
Acordei tentando me segurar desesperadamente, tudo girava em torno de mim enquanto eu caía sem controle num abismo sem fundo.

90. Ensaio Sobre a Cegueira, José Saramago:
O disco amarelo iluminou-se. Dois dos autmóveis da frente aceleraram antes que o sinal vermelho aparecesse. Na passadeira de peões surgiu o desenho do homem verde. A gente que esperava começou a atravessar a rua pisando as faixas brancas pintadas na capa negra do asfalto, não ha nada que menos se pareça com uma zebra, porém assim lhe chamam. Os autmobilistas, impacientes, com pé no pedal da embraiagem, mantinham em tensão os carros,avançando, recuando, como cavalos nervosos que sentissem vir no ar a chibata.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

ÓDIO INÚTIL



"Basta começar a ver na cultura algo que resulta em utilidade e logo se confundirá utilidade com cultura. A cultura generalizada se transforma em ódio contra a verdadeira cultura."


Por Friedrich Nietzsche, citado por Roberto Calasso em "A Literatura e os Deuses."

quinta-feira, 16 de abril de 2009

(DES)GOSTO profundo

































Sócio inscrito do Fluminense,...


...vi meu primeiro Fla x Flu. Pirilo passou a bola a Zizinho e me tornei Flamengo eterno. Perdi os modos e, na típica tradição flamenguista passional, descarreguei "merdas" e "viados" sobre o adversário, aos gritos, esqueci que estava na social dos ditos "ms" e "vs". Só não apanhei de flus idosos porque menino de sete ou seis anos. Limitaram-se a me lançar repetidos "cala a boca, moleque", ao que respondia "é a mãe!". Não há dúvida de que nasci Flamengo...



Por Paulo Francis em "O Afeto que se Encerra".

cineastas suecos


CARNAVAL

Por Adriana Lisboa; publicado na revista digital "Paralelos" em 14.02.2005:

Você escolhe a fantasia para o carnaval. Pode ser a camiseta do bloco. Pode ser alguma coisa com um brilho de avenida. Pode ser só o ânimo da rua. Pode ser o eco do salão. Pode ser inclusive o seu rosto impassível: não gosto dessa coisa de carnaval e pretendo ficar os quatro dias em casa, em companhia do cineasta sueco. Isso também é fantasia. Também é carnaval. Você sabe que não se basta. As fantasias, deste e de todos os carnavais, sempre foram o esqueleto que te sustenta, por fora, como acontece com os insetos. Desde o primeiro dia, desde o primeiro carnaval. E quem seria você, sem elas? Um fantasma. Um torrão de barro seco em que nenhum deus se lembrou de soprar o bafo da vida. Um ruído branco. Um enredo de história tola e tristemente óbvia. Faltaria um mistério ao seu riso, faltaria um riso ao seu olhar. E faltaria um certo peso trágico aos seus pés, que andariam por aí sem marcar o chão. Você escolhe a fantasia para o carnaval. E bem sabe (ou não sabe?) que não há um você de verdade por baixo dela. Sob as lantejoulas fica a pele, e sob a pele outra camada, mais secreta, de lantejoulas, e mesmo bem lá dentro, na soleira da sua alma, nesse abismo só seu, onde as coisas desconhecem o tempo e o diamante se sabe carvão - mesmo lá dentro: outras fantasias, outras lantejoulas. Outros carnavais.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

KAFKA + WELLES


"Ficar preso é mais seguro do que ficar em liberdade"
Por K., personagem de "O Processo", de Franz Kafka, levado às telas por Orson Welles.

POST 600! (ATUALIZADO)



Inspirado pelo artigo do Arnaldo Bloch publicado em "O Globo" no último sábado, percebo que o passar dos dias aposta naspreferências dos indivíduos como forma de saber sobre estes;





Mesmo avisando logo que unânimes e óbvios são os profetas e os burros e que não me insiro em nenhuma das duas classes, venho tratar das minhas preferências sem escolhas muito precisas, com duas ou três respotas por opção, apenas para ilustrar e celebrar a sexcentésima postagem realizada nesta aprazível e agradável quitanda! Caso tenha ficado de fora alguma informação de que necessitem, estou às ordens!

Abraços aos participantes, visitantes e apreciadores do blog! Vocês representam em mim o ânimo diário de continuar por aqui a cruzada de posts, tarefa nem sempre fácil de ser realizada! (:


Pablo Lima do Nascimento

Nascimento: 26 de julho (quem se apega à data com interesse no ano é ##%%& ou &&**##$)

Profissão: PERCUSSIONISTA por prazer e JORNALISTA por teimosia!











Músicas: Olho D'Água (Clube da Esquina) e Freddie Freeloader (Miles Davis)




Filmes: entre os recentes, dois sobram: "Amores Brutos", do Iñarritú, e "Segunda-feira ao Sol"(Viva Javier Bardem!); sobre os antigos, fiquem de olho na lista dos 13 preferidos (tag PRIMEIRA ARTE)

Livros: O Processo, Grande Sertão Veredas e Trilogia Suja de Havana, do rei da cocada-preta da atualidade, Pedro Juan Gutièrrez.

Pior ano da minha vida: o de 2000 (sem maiores explicações!).
Melhor ano: ainda está por vir.

Teatro/dança: entre os recentes, "Os Sete Afluentes do Rio Ota", de Robert Lepage, montagem de Monique GARDEMBERG; 'SETE OU OITO PEÇAS PARA UMA BALÉ", do Grupo Corpo, é o que existe de melhor que vi em termos de dança cotemporânea.

Carnavais preferidos : o de 1989 (MESMO PROIBIDO, OLHAI POR NÓS!) e o de 2007 (estréia como batuqueiro do MONOBLOCO).

Maior travessura: o ano era o de 1994, e em companhia do meu pai, pulei o muro do maracanã para assistir a um Fla x Vasco COM INGRESSOS esgotados.
Esportes: Judô e tênis
Ídolos no esporte: Maradona, Michael Jordan e Ivan Lendl.




Escritores preferidos : Albert Camus e Guimarães Rosa entre os antigos, e Pedro Juan Gutièrrez é o melhor da atualidade.

Músicos: João Bosco e Joshua Redman no pop-bussiness-club! No erudito, Antônio Meneses é a paixão do momento!


Programas de TV: "TV Pirata" e "Chico Anysio Show", entre os do passado; Zoombido, do Canal Brasil, Sensei SporTV e os Jogos da Champions Euro League de Futebol são os mais vistos hoje.

Instrumentos musicais: violoncelo e trumpete são os preferidos; violão, tamborim e repique são os que me habilito a enfrentar.













Pensamento: "Criar é viver duas vezes. Todos tentam imitar, repetir e recriar sua própria realidade. Sempre acabamos adquirindo o rosto das nossas verdades.'' [Albert Camus]




terça-feira, 14 de abril de 2009

redesCOBERTA russa



Aviso aos marmanjos que vivem a nos enganar dizENDO apreciar a bolinha amarela só pra ficar de olhos abertos às maiores musas das quadras; contradizendo rumores que davam conta de que ela havia se despedido do circuito PARA SE DEDICAR À MODA - do mesmo jeito que sua compatriota, a não menos deslumbrante ANNA KOURNIKOVA- a estonteante MARIA SHARAPOVA anuncia o retorno às competições AINDA ESTE ANO!


Ao que tudo nos deve indicar, a russa mais do que bela deve participar do Masters 1000 de Madri, em maio. O nome da tenista russa aparece na lista de participantes do evento divulgada nesta sexta-feira pela WTA.





Em 2009, "SHARAPA", ex-número 1 do mundo, disputou apenas um torneio de duplas, o de Indian Wells, em março.