domingo, 5 de outubro de 2008

E O "ÇAA CY" faz 90 ANOS

Graças ao hiper-ultra-super magistral Monteiro Lobato, maior responsável por propagar o nosso imaginário popular e que completaria 126 anos em 2008, o Saci- Pererê, ou melhor, ÇAA CY PEREREG, do tupi-guarani, ganhou vida no folclore brasileiro e cuja corruptela ficou famosa com a imagem do nossso querido negrinho de uma perna só.

O marco da personagem se fez com o livro "O sacy-perere - resultado de um inquérito", lançado em 1918. Nele, Lobato descreve o relato da população de Minas Gerais e do interior paulista sobre os "duendes" : havia na época relatos de constantes aparições de "moleques" nas zonas rurais, estes empenhados em praticar diabruras, como esconder os objetos de casa e dar sustos nos mais medrosos.
Um dos trechos da obra: "era um negrinho muito esperto, magro, de cima de uma perna só, do tamanho de um menino de 12 anos, feio, banguela, olhos vivos, rindo sempre um riso velhaco de corretor de praça".

O referido duende viria a se legitimar como uma personagem marcante quatro anos depois em "O Saci", quando o peralta e perneta moleque ganhou vida a partir dos delírios dos habitantes do Sítio do Picapau Amarelo.

Nenhum comentário: