segunda-feira, 2 de junho de 2008

VAI UMA TORTA AÍ ?


Pouquíssimas pessoas, mesmo entre os cinéfilos, devem ter ouvido falar no nome de Mack Sennett. Mas quase todo mundo já assistiu a algum trecho daquelas comédias pastelões, filmadas na década de 20 e 30, onde os exageros, tropeços, quedas e sátiras das mais variadas eram freqüentes, mas não significaram mais do que o principal símbolo deste período: a insuperável torta na cara!

Criador do Keystone, o estúdio cinematográfico que foi considerado durante anos a "fábrica de comédias" dos primórdios de Hollywood, Sennett levou esta gag visual às telonas e divertiu como poucos os espectadores de cinema mundo afora.

Contando com o lendário Charles Chaplin e Mabel Normand na maioria de seus filmes, Sennett abusou de piadas com judeus, negros e milionários, e a maior parte de seus filmes tinha cenas improvisadas com atores priorizando o que a sua estética mais valorizava- chutavam, batiam e, é claro, lançavam tortas à cara dos outros- transformando personagens do dia-a-dia em caricaturas hilárias que levaram durante décadas o público ao delírio.

Sennett abocanhou um Oscar pelo conjunto de sua obra em 1937 e morreu em 1960, aos 80 anos.

Nenhum comentário: