sábado, 26 de abril de 2008

3.MATCHPOINT

Woody Allen, Reino Unido, 2006.














Encarno a pele de um etnólogo e entro na estrutura do regime britânico para analisar com olhos antropológicos o espectro derradeiro do Reino Unido. Sim, o foco é a estrutura de classes inglesa, mas como observar isto sem a presença e o olhar oracular de Woody Allen ?

Lançando mão de um roteiro engenhoso e um humor negro já manifestado em suas obras anteriores, o diretor de "Manhattan" apresenta um neo-triângulo amoroso, de remeter em parte aos delírios machadianos, encarnado por um professor de tênis que se apaixona pela namorada de seu melhor amigo e cuja irmã se tornará sua esposa.

Complicado, não? Seria, caso Allen não tirasse o foco da trama romântica e apostasse nas análises semi-invisíveis aos reles mortais e adeptos do cinema pipoca: as ácidas criticas à burguesia européia, mais presas ao papel dos sogros do protagonista, (este o referido e sortudo professor de tênis) que serviu sob medida como um troco aos críticos que lhe haviam rotulado como alguém incapaz de fazer filmes que tratassem da neurose humana fora dos limites da fronteira noaiorquina; Allen dá uma aula aos que dele duvidaram e nos presenteia com uma nova obra-prima, depois de alguns anos com filmes “medianos”- sem deixarmos de lado o "etnocentrismo" ao perceber que qualquer obra mediana de Allen, ainda que elaborada com o clarinete em punho, vai muito além dos feitos da grande maioria da classe artística em geral.

A cena do beijo e a conseqüente transa na chuva, diante do campo de trigo (?), é absolutamente surreal, deixando boquiabertos até os menos românticos. E o que dizer do olhar hipnotizante por parte de Scarllet Johansson , que parece ter encantado tanto Allen- e também a nós - a ponto de este tê-la eleita como a protagonista ideal de seus longas- vide por "Scoop” e por um próximo, ainda em fase de montagem, no qual a lourinha também brilhará. Até nisto ele acerta...

2 comentários:

Anônimo disse...

Verdadeira obra-prima de Woody Allen (mais uma!). Aguardo ansiosamente o próximo filme, que está sendo rodado na Espanha.

Valkiria disse...

Adorei a crítica... esse filme realmente é genial!!