quarta-feira, 2 de abril de 2008

25 anos sem Clara Nunes



Há exatos 25 anos, Clara Nunes falecia. Depois de passar 28 dias em coma devido a uma mal-sucedida cirurgia de varizes, a mineira guerreira deixou milhões de fãs órfãos Brasil afora.



Clara é sinônimo de brasilidade. Foi ela a primeira cantora a vender enormes somas de disco ao cantar um ritmo até então tido como marginal: o samba. De certa forma, a cantora ajudou a popularizar o samba-enredo, ao gravar os hinos de sua escola do coração Portela (Ily Aiê / O mundo melhor de Pixinguinha / Macunaíma), além de ter gravado alguns sambas de exaltação, como o da própria Portela e do Império Serrano.



Mas Clara foi além... conseguiu, através do canto de um sabiá, romper barreiras. Muitas de suas canções evocavam o candomblé ou a umbanda e, ainda assim, foram sucesso absoluto.



Embora Clara seja comumente relegada pela mídia nacional, que quase nunca a coloca no panteon das grandes artistas do Brasil, ela garantiu lugar de honra no coração de brasileiros e brasileiras.



Viva Clara Nunes!

2 comentários:

Anônimo disse...

Tem uma bio da Clara recente, publicada pela Ediouro, vc viu? Foi mal divulgada pacas, mas é um livro ilustrado bem bacana. Bjs

Pablo Lima disse...

vi sim o livro! a capa é excepcional, tem várias fotos dela em tempos diferentes