segunda-feira, 14 de abril de 2008

CAMUS NO BRASIL

"Uma vez mais, durante horas e horas, olho para esta natureza monótona e estes espaços imensos; não se pode dizer que sejam belos, mas colam-se à alma de uma forma insistente. País onde a vegetação inextricável torna-se disforme e onde os sangues misturam-se a tal ponto que a alma perdeu seus limites. Um marulhar pesado, a luz esverdeada das florestas, o verniz de poeira vermelha que cobre todas as coisas, o tempo que se derrete, a excitação breve e sensata das grandes cidades - é o país da indiferença e da exaltação. Não adianta o arranha-céu, ele ainda não conseguiu vencer o espírito da floresta, a imensidão, a melancolia."





"Todo o Brasil me aguarda febrilmente; minha vinda a este país é a coisa mais importante que ocorreu há um número considerável de anos. Aqui, sou tão famoso quanto Proust(...) Terra cruel! Como fazer para não tocar em nada? Que exílio definitivo encontrar?"






"O Brasil, com sua fina armadura moderna colada sobre esse imenso continente fervilhante de forças naturais e primitivas, me faz pensar num edifício corroído cada vez mais de baixo para cima por traças invisíveis. Um dia, o edifício desabará, e todo um pequeno povo agitado, negro, vermelho e amarelo vai se espalhar pela superfície do continente, mascarado e munido de lanças, para a dança da vitória"



"Esta terra era grande demais, o sangue e as estações se confundiam, o tempo se liqüefazia. A vida era rente ao chão e, para integrar-se nela, era preciso deitar-se e dormir, durante anos, no próprio chão lamacento e ressecado.Na Europa, existia a vergonha e a cólera; aqui, o exílio ou a solidão."
Trechos de "Diários de viagem", escrito por Albert Camus em sua passagem pelo Brasil em 1949.

3 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Denise Egito disse...

Olá, Pablo

Aqui estou eu visitando o seu blog.
Bem interessante este post. Não tinha lido nada a respeito.
Um abraço!

Pablo Lima disse...

legal, denise! o "calcinha" já entrou no rol dos favoritos, bem interessante!
abração!