terça-feira, 29 de maio de 2007

Ah! É Edmundo!!!


Meu amigo Pablito andou postando sobre a conquista do titulo estadual de 2001 pelo Framengo... pois chegou a minha vez de colocar algo sobre meu Vascão da Gama.


O ano era 1997. Vasco e Flamengo, depois de um pífio campeonato brasileiro em 1996, chegavam às semifinais em 97. E para a tensão de suas respectivas torcidas, o confronto seria entre os dois maiores clubes do Rio de Janeiro. As duas equipes haviam empatado no primeiro jogo (27/11/1997). O placar fora de 1x1. Mauro Galvão marcou pelo Vasco.


A segunda partida realizou-se em 3/12/97. O Vasco era considerado o favorito por ter melhor campanha na primeira fase e jogar pelo empate. Além disso, havia a expectativa de Edmundo tornar-se o maior artilheiro da história dos campeonatos brasileiros. Até então, o Animal havia balançado a rede 26 vezes, ou seja, precisava de apenas 2 gols para empatar e 3 gols para ultrapassar Reinaldo, do Atlético-MG.


O Vasco saiu na frente com um golaço de Edmundo, ainda no primeiro tempo. Aos 16 minutos, após bola açucarada de Evair, Edmundo dribla Clemer e coloca a bola no fundo da rede. Era o vigésimo sétimo gol do Animal no brasileiro.


O Framengo, precisando do resultado, passou a pressionar e perdeu inúmeras chances de gol. Para complicar a situação do Vasco, o juiz erradamente expulsou um jogador do Gigante da Colina.


Ainda assim, no segundo tempo o Vasco chegou ao segundo gol. Em um excelente lançamento de Juninho, Edmundo saiu na cara do gol, driblou Clemer e marcou o seu vigésimo oitavo gol. O goleiro rubro-negro ainda tentou fazer falta em Edmundo, mas não deu. O Animal alcançava o recorde de Reinaldo!


Entretanto, num penalti mandrake o Framengo descontou. Mas a alegria da urubuzada durou pouco. Edmundo, em noite de gala, marcou mais um GOLAÇO tirando dois jogadores do Urubu da jogada, com um drible genial. O Animal tornava-se o recordista de gols em um Brasileiro.


Quando tudo parecia estar encerrado, Maricá (isso mesmo!!) aos 45 do segundo tempo faz grande jogada e sacramenta a classificação com uma goleada para cima da Urubuzada! 4x1!!! Era o Vascão imbatível de Edmundo, Juninho, Carlos Germano, Mauro Galvão e Evair!!! O merecido título veio após dois empates sem gols contra a equipe do Palmeiras. Assim, o Vasco conquistava seu terceiro título brasileiro!


Foi um jogo marcante! Mas devo admitir que não foi o melhor jogo que vi na minha vida. Em breve, porém, farei um relato de um certo jogo entre Vasco x Palmeiras...





Nenhum comentário: