quarta-feira, 30 de maio de 2007

TRÊS FILMES BRASILEIROS



1 – MACUNAÍMA

O filme Macunaíma é baseado na obra literária de Mário de Andrade. O longa-metragem foi dirigido por Joaquim Pedro de Andrade, que usou e abusou do Tropicalismo para relatar as aventuras de Macunaíma, o herói sem nenhum caráter.
O elenco é estelar. Grande Otelo vive Macunaíma preto e também o filho do herói. Paulo José é Macunaíma branco e a mãe do herói. A inesquecível Dina Sfat interpreta Ci e Jardel Filho é o gigante Piaimã, comedor de gente. Completam ainda o elenco Joana Fomm, Milton Gonçalves, Wilza Carla entre outros. Macunaíma (1969) conta a história e a afirmação das identidades brasileiras de uma maneira irreverente e crítica. O filme ganhou diversos prêmios internacionais e é considerado por muitos, uma obra-prima do cinema nacional.




2 – DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL

Dirigido por Glauber Rocha, “Deus e o Diabo na Terra do Sol” foi lançado em uma data emblemática: 1964. A história se passa no sertão nordestino e envolve diversas personagens fictícias que foram claramente inspiradas em personagens reais. Destaco aqui a genialidade de Rocha ao usar um negro para interpretar a figura de Deus e um loiro para viver o Diabo. Estrelam o filme Geraldo Del Rey, Mauricio do Valle, Yoná Magalhães, Othon Bastos, entre outros.







3 – PIXOTE, A LEI DO MAIS FRACO

Hector Babenco dirigiu um dos mais brilhantes filmes da década de 1980. “Pixote, a lei do mais fraco” é um retrato fiel da triste e cruel realidade, a qual os meninos de rua do país estão submetidos.
São 120 minutos de muita emoção. É humanamente impossível assistir ao filme e não se indignar e se comover com as situações expostas no longa. Chocamo-nos ainda mais quando sabemos da história do ator Fernando Ramos da Silva , que viveu Pixote nas telas e, por ironia do destino, envolveu-se em crimes até ser assassinado em 1987.






Um comentário:

Pablo Lima disse...

clap, clap, clap! trio dantesco esse daí! com esses daí e mais uns dois eu formava um sessão de vídeo daquelas!