terça-feira, 15 de maio de 2007


Ao interpretar La Motta, Robert De Niro deslumbrou os críticos, que chegaram a dizer que o ator teve um desempenho poucas vezes visto na história do cinema. Para encarnar o lutador, De Niro precisou ganhar massa muscular e aumentou seu peso em mais de 30 kg, sendo excessivamente elogiado por adaptar-se à violência extrema nas cenas de luta, vista por alguns como "puro exemplo de abstracionismo". Alémde De Niro, vale ressaltar no longa a exuberante fotografia de Michael Chapman e, é claro, o traço genial de Scorsese, que brilhara quatro anos antes com outro clássico, "Taxi Driver", outro de seu filme auto-referencial e desprendido da estrutura industrial de Hollywood, o que viria se tornar sua marca mais expressiva.

O porquê de eu discorrer sobre o filme: 1) é a minha obra cinematográfica preferida; 2) O Cine Odeon a exibe hoje, em cópia restaurada, para os amantes da sétima arte. Imperdível!

Touro Indomável (Raging Bull,EUA, 1980) Cine Odeon BR: Praça Mahatma Gandhi, 2 – Cinelândia. Única apresentação: Terça-Feira, 15 de maio, 20:30h.

Nenhum comentário: